Grande Curitiba

Fórum de Mobilidade discute integração e eletromobilidade a partir desta quarta-feira

28 de fevereiro de 2023 às 16:30
(Foto: Luiz Costa /SMCS)

COM ASSESSORIAS – Integração metropolitana, eletromobilidade, marco regulatório e financiamentos na área de mobilidade serão os principais temas do 8º Fórum Paranaense de Mobilidade Urbana, que começa nesta quarta-feira (1/3), às 9h, no Salão de Atos do Parque Barigui. O evento vai até quinta-feira (2/3) com a participação de especialistas nacionais e internacionais e representantes do governo federal, de estados e municípios, além de bancos e agências de financiamento.

O evento promovido pela Urbanização de Curitiba (Urbs) e Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) deve reunir cerca de 100 pessoas.

Na manhã do primeiro dia do Fórum, os debates se concentrarão em integração metropolitana, com referências de modelos e experiências bem-sucedidos em arranjos metropolitanos e governança.

“O Fórum discutirá o futuro do transporte nas cidades, com a integração metropolitana e seus desafios, o uso de combustíveis renováveis e também as formas de financiamento do setor. É uma oportunidade para que experiências sejam compartilhadas e sejam debatidos temas importantes para a mobilidade urbana”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

O Fórum será uma espécie de preparação para as discussões sobre mobilidade no âmbito do Tomorrow.Mobility, maior evento de mobilidade urbana do mundo, que vai compor a programação do Smart City Expo Curitiba, de 22 a 24 de março, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.

Na manhã do primeiro dia do Fórum, os debates se concentrarão em integração metropolitana, com referências de modelos e experiências bem-sucedidos em arranjos metropolitanos e governança.

No período da tarde, eletromobilidade no Brasil e combustíveis renováveis, o novo marco de mobilidade e gestão de dados e tecnologias vão dominar as discussões nos painéis.

No segundo dia, os temas centrais serão financiamento da mobilidade urbana, auxílio para gratuidade dos idosos e o papel do investimento privado nos projetos de mobilidade.