Grande Curitiba

Curitibinhas do Bairro Novo abrem festejos do aniversário de Curitiba

2 de março de 2023 às 11:21
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Um espetáculo que narra a história da fundação da cidade abriu as comemorações do aniversário de 330 anos de Curitiba, na tarde desta quarta-feira (1/3), na Regional Bairro Novo.

A encenação produzida pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) especialmente para o mês de aniversário da cidade, foi apresentada no Centro de Esportes e Lazer Bairro Novo.

O público era formado por 550 estudantes das escolas municipais Professora Rejane Maria Silveira Sachette, Professora Miracy Rodrigues de Araújo, Dona Lulu, Rio Negro, Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho e Sady Sousa, no Centro de Esportes e Lazer Bairro Novo.

“É com grande alegria que abro as comemorações dos 330 anos de Curitiba no Bairro Novo. Eu fui o prefeito dos 300 anos de Curitiba e 30 anos depois sou o prefeito dos 330 anos e mais uma vez a nossa cidade está mostrando para o Brasil que é inteligente, ecológica e educadora”, disse Greca.

O prefeito saudou os curitibinhas e falou sobre a importância de conhecer a história da cidade. “Isso que vocês vão ver aqui é uma aula pública para ensinar os curitibinhas de onde viemos e para onde vamos”, disse o prefeito.

Tendo como pano de fundo um painel em três dimensões do quadro do artista Theodoro de Bona sobre a fundação de Curitiba, o espetáculo destaca a atuação de personalidades históricas como Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara.

O ator Douglas Perez interage com os “fundadores”, sendo um fio condutor da história. São 13 atores que contam a história de fundação da cidade. A versão estendida e musicada do mesmo espetáculo, que será levada a outros locais, conta com participação de 16 atores.

A apresentação foi encerrada com a execução do Hino de Curitiba pela Banda Lyra Curitibana. Em seguida, o prefeito distribuiu fatias de bolo para as crianças.

O menino Dherick Santos de Andrade, 8 anos, gostou muito do programa diferente. “Eu já tinha visto no ano passado, mas mesmo assim achei muito bom. O que mais gostei foram dos índios”, disse o garoto, que é cadeirante e estava acompanhado da tutora Danúbia Cristina de Andrade.

“Achei muito legal”, disse que a curitibinha Helloise Martins dos Passos, 9 anos.

“A parte que mais gostei foi a dos indígenas, quando eles gritam o nome da cidade”, disse. Falante, Helloise disse que ama a cidade onde mora. “Meu lugar preferido é a Praça Tiradentes, acho muito bonita”, comentou a garotinha.

Presenças

Participaram também do evento, a secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila; a presidente da Fundação de Cultural de Curitiba, Ana Castro; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; os vereadores Oscalino do Povo, Beto Moraes e Tânia Guerreiro; o administrador regional do Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim; o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Junior; e o assessor de Articulação Política da Prefeitura, Lucas Navarro de Souza.

Auto da Fundação de Curitiba nas Ruas da Cidadania

2 de março (quinta-feira) – Tatuquara – 15h30
R. Olivardo Konoroski Bueno, 100

3 de março (sexta-feira) – Boqueirão – 15h30
Avenida Mal. Floriano Peixoto, 8.430

6 de março (segunda-feira) – Boa Vista – 15h30
Avenida Paraná, 3.600

7 de março (terça-feira) – Cajuru – 15h30
Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150

8 de março (quarta-feira) – Portão – 15h30
Rua Carlos Klemtz, 1.700 – Fazendinha

9 de março (quinta-feira) – Pinheirinho – 15h30
Av. Winston Churchill, 2.033 – Capão Raso

10 de março (sexta-feira) – CIC – 15h30
Parque dos Tropeiros – Rua Maria Lúcia Locher de Athayde – CIC

13 de março (segunda-feira) – Matriz – 15h30
Praça Oswaldo Cruz- Rua Brigadeiro Franco, 2.335 – Centro

14 de março (terça-feira) – Santa Felicidade – 15h30
Rua Santa Bertila Boscardin, 213

Versão estendida do espetáculo
Memorial de Curitiba
Dias 5, 12, 19 e 26 de março (domingos), às 12h
R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco

Passeio Público
Dias 10, 11, 12, 17, 18 19, 24, 25, 26 e 31 de março (sextas-feiras, sábados e domingos), às 19h30
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro

Teatro da Vila – CIC
Dia 27 de março, às 10h30
Rua Davi Xavier da Silva, 451

Câmara Municipal de Curitiba
Dia 29 de março (quarta-feira), às 9h
R. Barão do Rio Branco, 720 – Centro