Grande Curitiba

Exposição homenageia atriz parananese Odelair Rodrigues

2 de março de 2023 às 16:59
(Foto: Cido Marques)

COM ASSESSORIAS – A partir desta quinta-feira (2/3) quem for ao Café do Teatro, no Centro, poderá conferir a exposição É Ser Odelair, que homenageia a atriz paranaense Odelair Rodrigues. A exposição integra as comemorações dos 330 anos de Curitiba e ficará até 10 de abril, no segundo piso do Café do Teatro.

Produzida pela Cia Ká de Teatro, a mostra resgata a história da vida da primeira atriz negra paranaense a fazer carreira na televisão e nos palcos. Odelair começou cedo, no grupo de teatro do Colégio Estadual do Paraná, e foi construindo uma carreira sólida, ganhou muitos prêmios por suas interpretações.

“Sua importância vai além da sua contribuição para o teatro paranaense. Ela foi um exemplo de determinação e de resistência, por ser mulher e negra, e, nessa condição, ter enfrentado o preconceito e a discriminação. Infelizmente, uma luta ainda muito presente nos dias de hoje”, destacou a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

Ao lado de outro paranaense, o ator Ary Fontoura, Odelair brilhou nos palcos e nas telas da TV. Na década de 1960 ela interpretou a comovente Mamãe Dolores, na novela Direito de Nascer, produzida pela TV Paraná – Canal 6. Odelair também ficou conhecida por estrelar e cantar no comercial do Café Damasco.

A exposição conta com fotos originais, documentos, cartazes e até roteiros da atriz. A pesquisa e a curadoria foram feitas pelo diretor de teatro Kelvin Millarch.

“Parte da história do teatro no Paraná, Odelair Rodrigues foi uma atriz que rompeu barreiras por sua cor de pele, pelo status social e pelas escolhas profissionais. Expor esse acervo teatral e a biografia dessa mulher se torna um dever social e cultural, é especial”, explica o diretor.

Espetáculo

Nesta quinta-feira (2/3), às 20h, será apresentado também no Café do Teatro o espetáculo Odelair: Uma Peça Teatral. A montagem, que estará em cartaz no Festival de Teatro de Curitiba, será apresentada para o público em formato reduzido. A performance narra a vida da musa do teatro paranaense e pioneira na televisão nas radionovelas.

Odelair Rodrigues

Odelair Rodrigues nasceu em Curitiba, no dia 27 de janeiro de 1935. Foi registrada em cartório quase cinco meses depois, no dia 14 de junho.

Aos sete anos, quando era aluna do Grupo Escolar Xavier da Silva, uma professora entrou em sala e perguntou se alguém sabia dançar, cantar, declamar, sapatear ou outra atividade artística. Odelair levantou a mão, decidida, e cantou um sucesso da época, “Vatapá”, de Dorival Caymmi. Foi imediatamente aprovada para sua primeira aparição no palco, lugar que ela nunca abandonou.

Em 1952 passou a integrar o grupo de Teatro Experimental do Colégio Estadual do Paraná. Ajudou a fundar o Teatro de Bolso, localizado da Praça Rui Barbosa, e foi integrante do Teatro de Comédia do Paraná. Ganhou diversas premiações durante a vida, casou, mudou-se para o Rio de Janeiro e retornou a Curitiba.

Faleceu no dia 1º de julho de 2003. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Água Verde, na capital.

Serviço: Exposição É Ser Odelair

Até 10 de abril
Entrada gratuita

Odelair – uma peça teatral
quando: 2 de março
horário: 20h
Ingresso: R$ 8

Café do Teatro
Rua XV de Novembro, 1.037, Centro
Segunda à sexta, 11h30 às 14h e das 18h até o último cliente