Grande Curitiba

Bairros de Curitiba recebem trabalho da Prefeitura para prevenção de alagamentos

3 de março de 2023 às 11:00
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Os bairros de Curitiba estão recebendo serviços de limpeza e desassoreamento em córregos, valas e canais para ampliar o escoamento das águas das chuvas, que são volumosas nesta época, e prevenir alagamentos.

Equipes coordenadas pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas trabalham em diferentes pontos para atender às demandas apresentadas pela população.

São exemplos de intervenções em andamento as que ocorrem na Vila Barigui, na CIC, e no Córrego Jardim Esmeralda, que margeia a Praça Jardim Esmeralda, no Xaxim.

“São limpezas periódicas, realizadas pelo programa Curitiba Contra Cheias, preventivas e necessárias para minimizar os efeitos das fortes chuvas e dar mais segurança para a população”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Com as estruturas em ordem, livres de entulhos e excesso de vegetação, mesmo quando o volume das águas é intenso o escoamento é rápido.

Na CIC

Na Vila Barigui, na Cidade Industrial, as equipes trabalham na limpeza da vala de drenagem da Rua Lucio Marcos da Silva, uma estrutura que serve para fazer o escoamento das águas trazidas pelas bocas de lobo da região.

Com a ajuda de uma escavadeira hidráulica, as equipes fazem a retirada da vegetação que cresce rapidamente neste período quente e úmido do ano, e de entulhos e lodo acumulados na vala, além de lixo descartado de forma irregular.

Iniciados no início de fevereiro, os serviços acontecem ao longo de 1.700 metros da vala. A execução dos trabalhos é acompanhada com atenção pelo operador de máquinas Antenor Coutinho e o vizinho, o metalúrgico Márcio Ricci, que vivem há mais de duas décadas na região e se dedicam à preservação da margem do canal que fica em frete as suas residências.

“Estamos vendo um serviço sendo bem feito, uma limpeza eficiente que, esperamos, seja respeitada e valorizada pelos moradores. De forma geral todos cuidam, mas há alguns que vem de fora para descartar materiais por aqui. Nós fazemos o que é possível para manter tudo em ordem”, disse Antenor.

Empolgado com o avanço da limpeza no canal, Márcio Ricci aproveitou uma folga no trabalho para participar dos serviços, colaborando na roçada da área lateral do canal. “Enquanto eles limpam o canal a gente cuida das outras áreas, garantindo um espaço mais agradável. Manter limpo e bem roçado é garantia de dias melhores”, diz Ricci.

No Xaxim

No outro lado da cidade, no bairro Xaxim, os serviços de desassoreamento e limpeza acontecem há mais de duas semanas no Córrego Jardim Esmeralda, que margeia a Praça Jardim Esmeralda, área sensível a alagamentos.

O trabalho reforça limpeza já realizada em setembro do ano passado. Também com a ajuda de máquinas as equipes retiram vegetação e sedimentos do local, contribuindo para a conservação da bacia de detenção construída há dois anos pela Prefeitura para fazer o controle da vazão das águas que fluem em direção ao Ribeirão dos Padilhas.

Em dezembro de 2020, a Prefeitura conclui as obras de perfilamento no córrego e a implantação de uma bacia de detenção para fazer o controle da vazão das águas que fluem em direção ao Ribeirão dos Padilhas.

Livre da sujeira

A casa do motorista Marcos Aurélio dos Santos fica em frente ao local que recebe as melhorias. “O mato cresce rápido, faz acumular todo tipo de sujeira e atrai ratos e outros animais. Livre da sujeira acabam os problemas e o risco de prejuízos com alagamentos” contou Santos.

“É difícil prever e controlar os volumes pluviométricos, mas as ações preventivas tornam a cidade resiliente para essas situações, razão pela qual as ações são constantes e realizadas nos bairros das dez administrações regionais”, explica o diretor do departamento de Pontes e Drenagem, Ubiratan Cardoso.

Também há frentes de serviço para desobstrução e manutenção de estruturas de drenagens na Vila Rose, na Cidade Industrial, entre as ruas Ilha Bela e Haroldo Maravalhas e no Córrego do Alto Barigui, na Rua Manoel Amaro Acordi, também no bairro CIC.

Somente no ano passado, foram realizados 84.731 metros de limpeza e desassoreamento de rios, córregos e canais que precisam estar limpos, desassoreados e desobstruídos para que o impacto dos temporais seja minimizado.