Grande Curitiba

No Tatuquara, aniversário da cidade teve bolo e aula de história

3 de março de 2023 às 11:04
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Os curitibinhas da Regional Tatuquara tiveram uma aula de história festiva na tarde desta quinta-feira (2/3).

Reunidos no Centro de Esportes e Lazer Santa Rita, 500 estudantes das escolas municipais Santa Ana Mestra, Antônio Pietruza, Rio Bonito e Rio Amazonas brincaram com o personagem Curitibinha, vivido pelo ator Douglas Perez, e aprenderam como surgiu a cidade onde vivem com encenação do Auto de Fundação de Curitiba. O espetáculo está percorrendo as dez regionais para marcar o aniversário de 330 anos da capital.

Depois, as crianças cantaram o Hino de Curitiba com o prefeito Rafael Greca e o Parabéns pra Você, executados pela Banda Lyra Curitibana, e ganharam fatias de um delicioso bolo de festa.

O local foi decorado com varais de fitas nas cores da bandeira de Curitiba (verde e vermelha), um grande bolo de aniversário cenográfico e um painel que reproduz a obra do pintor Theodoro de Bona sobre a fundação de Curitiba.

“Guardem em suas mentes e seus corações esta festa de aniversário dos 330 anos da nossa cidade. Durante este mês, os curitibinhas poderão brincar sem pagar nada nos carrosséis do Passeio Público e do Parque Tanguá e também na roda-gigante da Praça Santos Andrade”, convidou Greca.

Cidade bonita

Os curitibinhas gostaram muito da festa. “Adorei tudo. Não conhecia a história da cidade e achei a montagem muito bonita”, disse a menina Laura Munhoz Jordão da Silva, 8 anos, da Escola Municipal Santa Ana Mestra.

Já Raphaela de Andrade, 8 anos, que estuda na EM Antônio Pietruza, disse que seus locais preferidos na capital são os 45 parques.

Ela disse que já conhecia a história de fundação da cidade. “Eu já conhecia, mas achei muito legal. Eu gostei mais dos índigenas, porque acho que eles representam a alegria”, disse a garota.

Nascimento de Curitiba

O auto produzido pela Fundação de Cultural de Curitiba (FCC) é inspirado em uma tela de autoria do pintor Theodoro de Bona, trabalho datado de 1949. É uma aula de história contada pelos pioneiros de Curitiba e encenada por 13 atores.

No espetáculo, personalidades da história de Curitiba, como Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira, Gabriel de Lara e o Cacique Tindiquera, dão uma ideia do papel de cada um na fundação da cidade.

A peça traça um painel aventuroso da história, desde o Morro do Cadeado, a Serra do Mar até o Ribeirão das Pedras, que os indígenas chamavam de Atuba.

Para dar mais realismo ao espetáculo, eles usam roupas de época e narram a saga do caminho percorrido até essas terras, as dificuldades encontradas e o choque cultural com os índios, até a fundação da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que mais tarde veio a se tornar Curitiba.

Presenças

Participaram também do evento, a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a presidente da Fundação de Cultural de Curitiba, Ana Castro; os vereadores Beto Moraes e Bruno Pessuti; e o administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz.

Auto da Fundação de Curitiba nas Ruas da Cidadania

3 de março (sexta-feira) – Boqueirão – 15h30
Avenida Mal. Floriano Peixoto, 8.430

6 de março (segunda-feira) – Boa Vista – 15h30
Avenida Paraná, 3.600

7 de março (terça-feira) – Cajuru – 15h30
Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150

8 de março (quarta-feira) – Portão – 15h30
Rua Carlos Klemtz, 1.700 – Fazendinha

9 de março (quinta-feira) – Pinheirinho – 15h30
Av. Winston Churchill, 2.033 – Capão Raso

10 de março (sexta-feira) – CIC – 15h30
Parque dos Tropeiros – Rua Maria Lúcia Locher de Athayde – CIC

13 de março (segunda-feira) – Matriz – 15h30
Praça Oswaldo Cruz- Rua Brigadeiro Franco, 2.335 – Centro

14 de março (terça-feira) – Santa Felicidade – 15h30
Rua Santa Bertila Boscardin, 213


Versão estendida do espetáculo
Memorial de Curitiba

Dias 5, 12, 19 e 26 de março (domingos), às 12h
R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco

Passeio Público
Dias 10, 11, 12, 17, 18 19, 24, 25, 26 e 31 de março (sextas-feiras, sábados e domingos), às 19h30
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro

Teatro da Vila – CIC
Dia 27 de março, às 10h30
Rua Davi Xavier da Silva, 451

Câmara Municipal de Curitiba
Dia 29 de março (quarta-feira), às 9h
R. Barão do Rio Branco, 720 – Centro