Grande Curitiba

Nova estrutura cicloviária vai integrar Orleans e Santa Felicidade à região central

3 de março de 2023 às 16:05
(Foto: Fábio Decolin)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Curitiba deu início, nesta semana, a obras de ampliação da estrutura cicloviária que permitirão a ativação de um grande corredor de integração da malha voltada à ciclomobilidade, possibilitando a ligação do Orleans e Santa Felicidade, no noroeste da cidade, até próximo à região central.

A nova obra, em andamento no eixo da Avenida Cândido Hartmann, junto ao Parque Barigui, vai criar uma estrutura cicloviária até a ciclofaixa da via calma da Rua Padre Anchieta, na estrutural Oeste do transporte público. Será um trecho adicional, de aproximadamente 700 m, que começa na Rua Dr. Aluízio França, na lateral do parque, e sobe até a Rua Jacarezinho. Dali, se interligará à estrutura cicloviária compartilhada já existente, que segue por mais 700 m até a estrutura já implantada na via calma da canaleta do biarticulado.

As obras estão sendo feitas sob a coordenação da Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) e a sinalização será feita pela Superintendência de Trânsito (Setran), ao final dos trabalhos.

Eixo cicloviário

Essa ligação ativará um corredor para o tráfego de bicicletas com a estrutura já existente desde o encontro das ruas Professor João Falarz e Verador Toaldo Túlio, seguindo pela Antônio Escorsin e Cândido Hartmann até à lateral da Praça da Ucrânia para a ligação com a ciclofaixa da Padre Anchieta e de lá rumo ao Centro e vice-versa.

Os trabalhos fazem parte do Plano de Estrutura Cicloviária desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) para ampliação da malha voltada à ciclomobilidade. Atualmente, a cidade conta com 261,9 quilômetros, entre ciclovias, ciclofaixas em vias e/ou calçadas, ciclorrotas e passeios compartilhados entre pedestres e ciclistas.

Barigui-Praça da Ucrânia

De acordo com a responsável pelo Plano de Estrutura Cicloviária junto à coordenação do Sistema Viário do Ippuc, arquiteta Camila Muzzillo, a intervenção na Avenida Cândido Hartmann é a segunda etapa de um eixo cicloviário que liga o Parque Barigui à Praça Ucrânia, no setor estrutural.

“A implantação neste trecho irá promover uma grande conexão cicloviária ligando a região Central ao setor estrutural, pela Padre Anchieta, passando pelo Parque Barigui e seguindo em direção ao Orleans e a Santa Felicidade e até a Região Metropolitana, que é roteiro de ciclismo de lazer”, explica Camila.

Ampliação da malha

Em 2022 foram implantados 11,3 km de estruturas cicloviárias por toda a cidade, sendo 2,6 km na Avenida das Indústrias, na CIC, com alteração de passeio compartilhado para ciclofaixa bidirecional na pista; 2,4 km de ciclofaixa bidirecional na Rua Santa Catarina, no Água Verde; 1,8 km de ciclofaixa bidirecional na Rua Emanoel Voluz, na ligação entre o Pinheirinho e o Sítio Cercado; 1,6 km de ciclovia no Parque Atuba; 1,3 km de ciclofaixa bidirecional na Rua Odir Gomes da Rocha, no Tatuquara; 900 m de ciclofaixa bidirecional ao longo das ruas Alcides Vieira Arcoverde e Amoroso Costa, na ligação ao Centro Politécnico da UFPR, no Jardim das Américas; e 700 m de ciclofaixa na Avenida Cândido Hartmann desde a Jacarezinho até a Padre Anchieta, no Bigorrilho.

Projetos e obras

Há ainda novos ramais cicloviários em implantação, além de outros projetos em execução, para toda a cidade. Em breve, serão mais 16,7 quilômetros de ciclofaixas na República Argentina com o fim das obras no trecho sul do BRT na ligação até o Pinheirinho. Também está em obras o binário das ruas Olga Balster e Nivaldo Braga, na Regional Cajuru, que irá ganhar 2.97 km de ciclofaixas, ligando o Terminal do Capão da Imbuia, na Avenida Presidente Affonso Camargo, à Avenida Vitor Ferreira do Amaral.

A promoção da intermodalidade nos deslocamentos faz parte da estratégia da Prefeitura de Curitiba área da mobilidade urbana definida no Plano de Estrutura Cicloviária, instituído pelo Decreto Municipal 1418/2019.

“A expansão da malha cicloviária é uma das estratégias do plano de estruturação e de incentivo ao uso de bicicletas. Temos ações complementares planejadas, como a implantação futura de bicicletas compartilhadas que terão várias estações previstas. Somado a tudo isso, temos as ações de educação para o trânsito com foco nos ciclistas e pedestres”, reforçou Camila Muzzillo.