Grande Curitiba

Com brasilidade, Pérolas Negras emocionam público na reabertura do Paiol

6 de março de 2023 às 15:49
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Duas apresentações emocionantes e um público animadíssimo. Assim foi a reabertura do Teatro do Paiol no último fim de semana, depois de quase um ano fechado para importante reforma estrutural, a primeira realizada em seus 50 anos de história.

Para comemorar a volta da programação e os 330 anos de Curitiba, o espaço que é símbolo da cultura curitibana recebeu, no sábado (4/3) e no domingo (5/3), Pérolas Negras, show que reúne três divas da música popular brasileira – Eliana Pittman, Alaíde Costa e Rosa Mayra Colin.

O show foi marcado pela sinergia entre as artistas e o público. O prefeito Rafael Greca assistiu ao espetáculo no domingo, e puxou, com toda a plateia, os mais efusivos aplausos para as cantoras.

“Este é o espetáculo magno da brasilidade. As três pérolas negras são joias da coroa do Brasil. Viva as três pérolas negras do Paiol. Que voltem sempre!”, declarou o prefeito.

Cada uma com o seu estilo, as artistas interpretaram canções de compositores negros. O show começou com Rosa Marya Colin apresentando o melhor do seu swing com Luiz Melodia, Tim Maia, Djavan e Jorge Benjor. Depois foi a vez de Alaíde Costa, numa interpretação mais intimista, trazendo, entre outros clássicos, a música de Milton Nascimento.

Eliana Pittman levantou a plateia com muito samba, começando por Esse Mar é Meu, de João Nogueira. Num momento do show, a cantora surpreendeu quando pediu que o prefeito fizesse uma chamada on-line pelo celular para a primeira-dama, Margarita Sansone, que não pode comparecer.

“A tecnologia faz a gente estar em dois lugares ao mesmo tempo, não é? Pois então, ligue para a sua alma gêmea que vou cantar uma canção exclusiva para ela”, anunciou. Chamada atendida, a cantora interpretou a Sala de Recepção, de Cartola.

Quando entraram juntas, ao som de Carinhoso, de Pixinguinha, e Eu sou oSamba, de Zé Keti, as Pérolas Negras fizeram a plateia se levantar e sambar, e foram encerrando mais um show memorável do Teatro do Paiol.

Recordações

“Quero parabenizar a Prefeitura e todo o empenho que se teve para reabrir esse teatro. Tenho recordações da década de 1970. E agora, ser convidada para a reabertura, ainda mais com a Alaíde Costa e com a Rosa Marya Colin, foi para mim uma grande honra”, disse Eliana Pittman. “Espero que tenham gostado do nosso espetáculo e que não fique mais esse vácuo tão grande para eu voltar a Curitiba. A cidade está linda, vocês estão de parabéns. O Paiol merece Curitiba e Curitiba merece o Teatro do Paiol”, completou.

“Pisei algumas vezes neste palco e sempre fui muito bem-recebida. E eu adoro o Paiol. O show foi emocionante, o público foi maravilho, estou muito feliz”, afirmou Alaíde Costa.

“Só tenho boas lembranças, a primeira vez que cantei em Curitiba foi no Paiol. O público é caloroso. Fiquei arrepiada o tempo inteiro”, confessou Rosa Marya Colin.

O público deixou o teatro entusiasmado.

“São três grandes cantoras, a gente percebe pela interpretação delas. Os músicos também são ótimos e o Paiol está lindo”, descreveu dona Mide, Cremildes Ferreira, irmã do falecido compositor paranaense Lápis. A presença de Mide foi destacada por Eliana Pittman, fazendo uma referência ao músico que fez parte de sua banda e do qual gravou a canção Silêncio.

O dentista Júlio César Barbieri de Oliveira elogiou o espetáculo. “O show foi fantástico. Vi a divulgação na internet e passei para os amigos”, contou. A amiga Paola aceitou o convite. “Já acompanhava o trabalho da Alaíde Costa e da Eliana Pittman. A Rosa Marya eu não conhecia tanto, mas ela despertou algo que não imaginava, na voz e no canto. Nunca pensei que pudesse assistir às três juntas. Foi um dos melhores shows que vi nos últimos tempos”, garantiu Júlio.

Novas atrações

Nesta retomada das atividades, o Teatro do Paiol tem várias atrações programadas. No próximo dia 27 de março, ainda dentro da programação do aniversário de Curitiba, o espaço recebe a cantora pernambucana Alessandra Leão e o percussionista Sapopemba, pelo projeto Brasis no Paiol.

Para o primeiro semestre, outras atrações estão confirmadas: as Brejeiras convidam Áurea Martins para o show Cem Anos de Ivone Lara (13/4); Ayrton Montarroyos canta Caetano Veloso; Tao do Trio convida Toninho Horta; Sinhô no Paiol convida Hermeto Pascoal e Fábio Pascoal com Papo Coral e Cantateca (coro infantojuvenis de Curitiba).

A partir de junho, serão realizados mais cinco shows do edital Paiol Musical com convidados especiais.