Grande Curitiba

Com PPP, Curitiba espera reduzir a conta de luz em mais de 30% em dois anos

6 de março de 2023 às 12:07
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Até junho, a empresa responsável pela concessão administrativa dos serviços de iluminação pública de Curitiba terá concluído o levantamento detalhado de cada um dos cerca de 157 mil pontos que compõem o parque de iluminação da cidade. O contrato da parceria público-privada (PPP) entre a Prefeitura de Curitiba e a Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba S.A. foi assinado na última semana. Curitiba espera reduzir a conta de luz em mais de 30% em dois anos.

Esta é a primeira PPP realizada pela Prefeitura de Curitib. A meta é que até o fim de 2024, todos os 75 bairros da cidade estejam utilizando luminárias LED, de acordo com as normas luminotécnicas aplicadas no Brasil. O prazo para que esta etapa seja concluída é de 18 meses, a partir da assinatura da ordem inicial de serviço, que será realizada após a conclusão do inventário.

Luminárias de LED são superiores às lâmpadas de vapor de sódio e vapor metálico pela redução do consumo de energia que proporcionam, por sua eficiência e vida útil. Elas iluminam melhor e ainda utilizam componentes recicláveis, que são menos agressivos ao meio ambiente. A iluminação eficiente e adequada das vias aumenta a sensação de segurança da população e permite reduzir os acidentes de trânsito.

Atualmente, segundo levantamento do Departamento de Iluminação da Secretaria de Obras Públicas, 53,37% do parque de iluminação da capital conta com esse tipo de luminária.

Conta de luz

A partir da substituição das lâmpadas por completo na cidade será possível verificar a redução da conta de luz do Município. A expectativa, com a utilização de lâmpadas mais eficientes, é reduzir a conta em pelo menos 30%. No mês de janeiro, por exemplo, a conta de luz paga pela Prefeitura com recursos garantidos pelos cidadãos foi de R$ 2,8 milhões.

“Essa redução que esperamos trará ganhos ao cidadão. Teremos um serviço de iluminação pública de excelência com menor custo, ou seja, com eficiência. O que está previsto em contrato poderá inclusive ser ampliado, conforme a necessidade do Município. Parte dos recursos economizados poderão ser revertidos em outras demandas prioritárias”, afirma o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel de Oliveira.

Cidade inteligente

O contrato com a concessionária prevê ainda a iluminação cênica de 141 locais de importância histórica e cultural, implantação de um centro de controle operacional (CCO) e aplicação da tecnologia para ampliar o potencial da iluminação pública.

Vias importantes da cidade terão sistema de telegestão interligado ao CCO. A interligação entre eles permitirá o controle em tempo real das luminárias, identificando falhas e permitindo a execução de comandos a distância. O sistema tecnológico possibilitará ainda a implantação de novos serviços relacionados ao conceito de cidades inteligentes.

As regras contratuais estabelecem ainda que, desde que atendidos critérios rigorosos de avaliação, como índices de desempenho, modernização e ganhos na eficiência energética, a Prefeitura pagará até R$ 1,1 milhão por mês à empresa.