Grande Curitiba

Aniversário de Curitiba tem feira de inovação, reforma de escola, cinema na praça e homenagem às mulheres

7 de março de 2023 às 11:25
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Eventos alusivos ao Dia da Mulher, comemorado em 8 de março, cinema na praça, feira de inovação no Centro da cidade, entrega de escola reformada e mais recursos para a Educação. Esses são alguns dos eventos que marcam mais uma semana de comemorações pelos 330 anos de Curitiba.

As apresentações do Auto da Fundação de Curitiba continuam por toda a cidade. E nesta semana tem mais atividade cultural. É o Cinema na Praça, projeto do Governo do Paraná que leva entretenimento para municípios do interior que não têm salas de exibição.

Nesta semana, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, serão apresentadas sessões ao ar livre nos bairros CIC, Tatuquara, Sítio Cercado, Cajuru e Boqueirão. Em cada local serão exibidas duas animações por noite: O Poderoso Chefinho 2 – Negócios de Família (19h) e Os Croods 2 – Uma Nova Era (21h).

Ônibus Lilás

Quarta-feira (8/3), Dia da Mulher, será entregue o Plano Municipal de Políticas para Mulheres. Na Casa da Mulher Brasileira vai ser inaugurado um jardim e um mural da artista plástica Marta Berger. E durante o dia, entre 10h e 15h, o Ônibus Lilás estará na Praça Rui Barbosa com a equipe orientando sobre os direitos das mulheres e o enfrentamento das violências.

À noite será a vez do primeiro Paiol Digital de 2023, que volta à sua casa, o Teatro do Paiol. A edição especial vai ser em celebração ao Dia da Mulher.

O evento também marca o lançamento da 5ª edição do Prêmio Empreendedora Curitibana, programa da Prefeitura de Curitiba que incentiva o empreendedorismo feminino em Curitiba e região metropolitana.

Escola renovada

Curitiba, cidade educadora, entrega nesta semana, também, a Unidade de Educação Integral (UEI) Professora Maria de Lourdes Pegoraro toda reformada. Foram investidos pouco mais de R$ 545 mil na revitalização da escola.

Na sexta-feira (10/3), o prefeito Rafael Greca formaliza o pagamento dos recursos do Fundo Rotativo para as unidades educacionais. É uma cota extra para comemorar o aniversário da cidade. O dinheiro do fundo é usado pelas escolas para pequenas reformas e compra de materiais pedagógicos.

Nova Fazenda Urbana

Ainda na sexta será lançada a pedra fundamental da Fazenda Urbana do CIC, que vai seguir o mesmo modelo da Fazenda Urbana do Cajuru, inaugurada em junho de 2020.

Funciona como um centro de conexão entre o rural e o urbano, para transmitir inovação, conhecimentos tradicionais, agrícolas, gastronômicos e de sustentabilidade urbana com atividades voltadas à educação para a prática agrícola sustentável nas cidades em vários cursos, oficinas, capacitações e visitas guiadas.

Inovação na rua

Nos dias 10 e 11/3 (sexta-feira e sábado) vai ser realizada a Feira de Inovação Vale do Pinhão. O evento leva a discussão das cidades inteligentes para perto da população. Os produtos, processos e serviços inovadores criados por startups, empreendedores e representantes do ecossistema criativo do Vale do Pinhão em Curitiba e Região Metropolitana são apresentados no Calçadão da XV.

O local de alto fluxo de pessoas é inovador em sua natureza: há 50 anos, foi fechado para automóveis e se tornou o primeiro calçadão exclusivo para pedestres do Brasil.

Programação semanal dos 330 anos de Curitiba

Roda-gigante da Santos Andrade, carrossel do Passeio Público e carrossel do Parque Tanguá – De terça a sexta-feira, das 12h às 20h; sábados e domingos, das 9h às 20h.

Segunda-feira (6/3)

  • 15h30 – Auto da Fundação de Curitiba – Rua da Cidadania Boa Vista (Av. Paraná, 3.600 – Bacacheri)
  • 19h e 21h – Cinema na Praça com os filmes O Poderoso Chefinho 2 – Negócios de Família e Os Croods 2 – Uma Nova Era – CIC – Rua Ney Pacheco, 465 – Praça Central Vila Verde

Terça-feira (7/3)

  • 14h30 – Planejamento Estratégico PGM 2023: Rumo à Inovação – Auditório da Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
  • 15h30 – Auto da Fundação de Curitiba – Rua da Cidadania Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150 – Cajuru)
  • 19h e 21h – Cinema na Praça com os filmes O Poderoso Chefinho 2 – Negócios de Família e Os Croods 2 – Uma Nova Era – Tatuquara – Rua Olivardo Konoroski Bueno, 100, em frente à Rua da Cidadania do Tatuquara

Quarta-feira (8/3)

  • 9h30 – Evento alusivo ao Dia da Mulher, com entrega do II Plano Municipal de Políticas para as Mulheres – Prefeitura Municipal de Curitiba (Av. Cândido de Abreu, 817 – Centro Cívico)
  • 10h às 15h – Ônibus Lilás, com atendimento sobre direitos das mulheres e enfrentamento das violências – Praça Rui Barbosa
  • 14h30 – Inauguração de jardim e mural – Casa da Mulher Brasileira (Avenida Paraná, 870 – Cabral)
  • 15h30 – Auto da Fundação de Curitiba – Rua da Cidadania do Portão (Rua Carlos Klemtz, 1.700 – Fazendinha)
  • 19h – Paiol Digital especial Dia da Mulher e lançamento da 5ª edição do Prêmio Empreendedora Curitibana – Teatro do Paiol (R. Cel. Zacarias, 51 – Prado Velho)
  • 19h e 21h – Cinema na Praça com os filmes O Poderoso Chefinho 2 – Negócios de Família e Os Croods 2 – Uma Nova Era – Sítio Cercado – Rua Maestro João Kozak, esquina com o Acesso 01, Praça Iguaçu III

Quinta-feira (9/3)

  • 11h – Entrega da revitalização da UEI Professora Maria de Lourdes Pegoraro (R. João Alves de Araújo, 273 – Cajuru)
  • 15h30 – Auto da Fundação de Curitiba – Rua da Cidadania do Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2.033 – Capão Raso)
  • 19h e 21h – Cinema na Praça com os filmes O Poderoso Chefinho 2 – Negócios de Família e Os Croods 2 – Uma Nova Era – Cajuru – Avenida Maurício Fruet, 2.150, na Rua da Cidadania do Cajuru

Sexta-feira (10/3)

  • 10h às 18h – Feira de Inovação Vale do Pinhão – Calçadão da XV (Boca Maldita)
  • 15h30 – Auto da Fundação de Curitiba – Parque dos Tropeiros (Rua Maria Lúcia Locher de Athayde – CIC)
  • 16h15 – Repasse de recursos do Programa Fundo Rotativo – Parque dos Tropeiros (Rua Maria Lúcia Locher de Athayde – Cidade Industrial de Curitiba)
  • 16h30 – Lançamento da pedra fundamental da Fazenda Urbana do CIC – Parque dos Tropeiros (Rua Maria Lúcia Locher de Athayde – Cidade Industrial de Curitiba)
  • 19h e 21h – Cinema na Praça com os filmes O Poderoso Chefinho 2 – Negócios de Família e Os Croods 2 – Uma Nova Era – Boqueirão – Rua Maria Marques de Camargo, 119 – Vila Pantanal – Alto Boqueirão
  • 19h30 – Auto da Fundação de Curitiba – Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro)

Sábado (11/3)

  • 9h às 13h – Feira de Inovação Vale do Pinhão – Calçadão da XV (Boca Maldita)
  • 19h30 – Auto da Fundação de Curitiba – Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro)
  • Atividades esportivas e de lazer, em toda a cidade, promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude
  • 111h – Doação de 100 mudas de cerejeiras do Japão para o Desafio 330 mil árvores – Praça do Japão

Domingo (12/3)

  • 19h30 – Auto da Fundação de Curitiba – Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro)
  • Atividades esportivas e de lazer, em toda a cidade, promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude
  • 12h – Auto da Fundação de Curitiba – Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)