Grande Curitiba

Nessa terça, Semana Pró-Mulher promove roda de conversa

Aberta ao público, a atividade será às 16 horas. Saiba como participar
7 de março de 2023 às 11:14
(Foto: Divulgação/Pexels)

O auditório do anexo 2 da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, na tarde dessa terça-feira (7), a roda de conversa “Prazer mulher” com especialistas em gênero e em fisiologia. A atividade, que integra a programação da Semana Pró-Mulher: el@s no centro do debate público, começa às 16 horas, com transmissão ao vivo pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook e no Twitter.

A programação especial, alusiva ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi organizada pela Procuradoria da Mulher (ProMulher) da CMC, que tem à frente a segunda-secretária da Casa, vereadora Maria Leticia. As procuradoras adjuntas são Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) e Noemia Rocha (MDB).

A roda de conversa será mediada pelas procuradoras da Mulher. Foram convidadas para o debate a fisioterapeuta pélvica Aline Precybilovicz, a socióloga Natalia Rivelini e as enfermeiras Juliana Chagas da Silva Mittelbach, da Marcha Mundial das Mulheres, e Jaqueline Kuitá Jacinto, líder indígena. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas pela internet.

A programação

A Semana Pró-Mulher tem atividades até sexta (10). A abertura do evento, nessa segunda (6), foi realizada em plenário com o batismo da Escola do Legislativo com o nome da primeira vereadora de Curitiba: Maria Olympia Carneiro Mochel, eleita em 1947, na primeira legislatura contemporânea, aos 21 anos de idade.

Nessa quarta (8), também em plenário, a Tribuna Livre será especial, sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. A convidada é a psicóloga Jéssica Paula da Silva Mendes, que atua na Defensoria Pública do Estado do Paraná e na Casa da Mulher Brasileira com demandas relacionadas à violência doméstica e familiar. Às 19h30, será a vez da tradicional sessão solene pelo Dia Internacional da Mulher, em que a bancada feminina indica as homenageadas da noite.

Na quinta (9), a partir das 16 horas, o auditório do anexo 2 será palco de um treinamento gratuito contra o assédio e contra a importunação sexual de mulheres nos estabelecimentos comerciais de Curitiba. A atividade será ministrada por Maria Leticia e conta com o apoio de entidades do setor de bares, casas noturnas, eventos e hotelaria. Para mais informações e inscrição na atividade.

A semana dedicada ao Dia da Mulher será finalizada nessa sexta, na Boca Maldita. Vereadoras e servidores da Câmara de Curitiba promoverão, das 14h30 às 17h30, os serviços ofertados pela ProMulher, que podem ser acessados pela população gratuitamente.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba