Grande Curitiba

Prefeitura renova asfalto em rua de acesso à Pirâmide Solar do Caximba

7 de março de 2023 às 17:03
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Rua Dirceu Machado, que dá acesso à Pirâmide Solar do Caximba, no bairro de mesmo nome, está sendo requalificada pela Prefeitura de Curitiba.

Equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas trabalham para substituir 1.700 metros do antigo antipó por asfalto, no trecho desde a Rodovia Régis Bittencourt (BR-116) até o fim da via, que termina na usina solar que o município vai inaugurar sobre o aterro sanitário, desativado em 2010.

As obras de reciclagem transformam ruas com asfalto primário em vias com asfalto definitivo. Iniciada em 27 de fevereiro, a reciclagem do pavimento tem previsão de ser concluída até o fim desta semana, dependendo das condições climáticas.

“São quase 2 km de asfalto novo na via que fará a ligação com a usina solar, este importante projeto de geração de energia renovável da cidade”, diz o secretário Municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

O programa de requalificação da malha viária da cidade acontece nas ruas que são indicadas pela população através da Central 156 e do programa Fala Curitiba, nas vias onde existem equipamentos públicos, como neste caso, e naquelas que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo.

800 km

A recuperação do pavimento da Rua Dirceu Machado integra o programa Asfalto Novo, lançado pelo prefeito Rafael Greca em 2017. Desde então foram realizadas 1.665 ações de pavimentação em 1.423 ruas (o número de ações é maior porque algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos).

A extensão total de asfalto novo é de 811.361 metros. São 1.546 intervenções entregues (725.006 metros) e 119 em andamento (86.355 metros).