Grande Curitiba

Procuradoria da Mulher ganha posto de atendimento na Câmara de Curitiba

População interessada em contatar a ProMulher poderá fazê-lo na sala no Anexo 1 da Câmara de Vereadores
7 de março de 2023 às 11:10
(Foto: Carlos Costa/CMC)

“Estamos de portas abertas e não mediremos esforços para fazer dessa cidade um lugar mais seguro para todos”, disse a vereadora Maria Leticia (PV), nesta segunda-feira (6), ao convidar todos para a inauguração da sala da Procuradoria da Mulher (ProMulher) na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Quatro anos após a criação do órgão e dois após sua inclusão no organograma da CMC, a ProMulher ganha uma sala própria para atendimento da população, na entrada do Anexo 1, que dá para a praça Eufrásio Correia.

Autora da proposição que criou a ProMulher, assinada à época por todos os vereadores de Curitiba, Maria Leticia está no terceiro ano consecutivo à frente do órgão na Câmara de Vereadores. Em 2022, ela levou a palestra “Queremos todas vivas” a 15 cidades do Paraná, com público total de 2,5 mil pessoas. Também age como ponto de apoio ao aperfeiçoamento das políticas públicas de gênero, por exemplo, discutindo como aprimorar o fluxo de atendimento das vítimas de violência sexual ou como cessar o assédio às torcedoras nos jogos de futebol.

A inauguração do posto de atendimento faz parte do calendário de atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março, que começou, nesta segunda (6), com a cerimônia que, em homenagem à primeira vereadora de Curitiba, denominou a unidade de aperfeiçoamento funcional da CMC de Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. Mais seis ações estão previstas para as comemorações da data, com atividades todos os dias da semana (confira o cronograma).

A cerimônia de abertura do posto de atendimento da ProMulher teve a presença do presidente do Legislativo, Marcelo Fachinello (PSC), do primeiro-secretário, Osias Moraes (Republicanos), da procuradora Maria Leticia (PV) e das procuradoras adjuntas Noemia Rocha (MDB) e Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), das vereadoras Amália Tortato (Novo), Professora Josete (PT) e Sargento Tânia Guerreiro (União), da filha da primeira vereadora de Curitiba, Maria Olympia Alice Mochel, e dos parlamentares João da 5 Irmãos (União), Mauro Bobato (Pode) e Oscalino do Povo (PP).

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba