Grande Curitiba

Indígenas e desbravadores ensinam sobre a fundação da cidade às crianças do Cajuru

8 de março de 2023 às 11:06
(Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Indígenas e imigrantes portugueses “invadiram” a Rua da Cidadania Cajuru, nesta terça-feira (7/3), para explicar a 500 estudantes da rede municipal como foi a fundação de Curitiba. O evento, que lotou a quadra poliesportiva da regional, faz parte das celebrações do aniversário de 330 anos da cidade e contou com a participação do prefeito Rafael Greca.

Além da aula de história apresentada por atores do Auto de Fundação de Curitiba, as crianças das escolas municipais aprenderam sobre ações de sustentabilidade ambiental com os personagens da Família Folhas: Seu Folha, Dona Fofô, Fófis, Fifo, Fefo, Flora e Foleco.

A correta separação do lixo reciclável dos resíduos sólidos ajuda a cidade a combater as consequências das mudanças climáticas.

Após a apresentação do Auto de Fundação de Curitiba, o prefeito Rafael Greca explicou para as crianças o significado do nome do bairro onde eles vivem.

“As escolas do Cajuru são orgulho de Curitiba. O Cajuru já não é mais a boca do mato. O nome Cajuru, na língua dos indígenas, quer dizer ‘boca do mato’. Agora no Cajuru temos os curitibinhas nas escolas”, afirmou o prefeito.

As crianças das escolas municipais também capricharam na decoração para a festa de aniversário e escreveram poemas que foram expostos na parede da quadra poliesportiva. Estudantes das escolas municipais Michel Khury, Doutor Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, Issa Nacli, Ritta Anna de Cássia e Prefeito Omar Sabbag participaram da festa de aniversário de Curitiba, na Regional Cajuru.

Auto da Fundação

O espetáculo tem caráter didático e artístico e foi concebido a partir do painel Fundação da Cidade de Curitiba do artista paranaense Theodoro de Bona (1904-1990).

A encenação destaca a atuação de personagens históricos como Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara. Um ator interpreta o Curitibinha, personagem de quadrinhos criado por Marcos Vaz.

O estudante Arthur Henrique Silveira, de 9 anos, da Escola Municipal Guilherme Braga, curtiu a tarde com história e festa na Regional Cajuru.

“Gostei de ver os atores quando eles entraram. Escutei muita coisa sobre a história de Curitiba que eu não conhecia”, disse Arthur.

A colega dele, Gabriely Carolina Escurupa, 8 anos, tirou foto com o prefeito. “Gostei de saber sobre a história de Curitiba e de conhecer o prefeito Greca”, afirmou.

Presenças

Acompanharam a celebração a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o administrador da Regional Cajuru, Narciso Doro Júnior; o assessor de Articulações Políticas da Prefeitura, Lucas Navarro; o superintendente da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior; e os vereadores Serginho do Posto, Sargento Tânia Guerreiro, Pastor Marciano Alves e Beto Moraes, além de professores e servidores da Regional Cajuru.

Apresentações do Auto da Fundação de Curitiba

8 de março (quarta-feira) – Portão – 15h30
Rua Carlos Klemtz, 1.700 – Fazendinha

9 de março (quinta-feira) – Pinheirinho – 15h30
Av. Winston Churchill, 2.033 – Capão Raso

10 de março (sexta-feira) – CIC – 15h30
Parque dos Tropeiros – Rua Maria Lúcia Locher de Athayde – CIC

13 de março (segunda-feira) – Matriz – 15h30
Praça Oswaldo Cruz- Rua Brigadeiro Franco, 2.335 – Centro

14 de março (terça-feira) – Santa Felicidade – 15h30
Rua Santa Bertila Boscardin, 213

Versão estendida do espetáculo

Memorial de Curitiba
Dias 12, 19 e 26 de março (domingos), às 12h
R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco

Passeio Público
Dias 10, 11, 12, 17, 18 19, 24, 25, 26 e 31 de março (sextas-feiras, sábados e domingos), às 19h30
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro

Teatro da Vila – CIC
Dia 27 de março, às 10h30
Rua Davi Xavier da Silva, 451

Câmara Municipal de Curitiba
Dia 29 de março (quarta-feira), às 9h
R. Barão do Rio Branco, 720 – Centro