Grande Curitiba

Prefeitura de Curitiba autoriza construção de casas na Vila Divino, que vão ficar no nome das mulheres

8 de março de 2023 às 15:36
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca assinou, nesta quarta-feira (8/3), a autorização de serviço para início das obras de 108 novas moradias na Vila Divino, no Atuba. As casas serão destinadas para famílias que vivem em situação precária em área de preservação ambiental na Bacia do Rio Atuba. A titularidade dos contratos será garantida para as mulheres da família.

“As mulheres são os pilares das famílias, garantir a titularidade dos imóveis em nome delas é garantir que o patrimônio seja herdado pelos filhos e netos. As mulheres são sinônimo de segurança para uma família”, disse o prefeito Rafael Greca, que estava acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone.

A assinatura aconteceu em cerimônia que também contou com o lançamento do Plano Municipal de Políticas para a Mulheres. Além do prefeito, assinaram o documento que autoriza a construção das casas o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto; a diretora técnica da Cohab, Melissa de Athayde Cunha Kesikowski; o presidente da construtora responsável pela obra, Jacir Folador; e a moradora mais antiga da Vila Divino, Lucimar Teixeira.

“É uma conquista muito importante para toda nossa comunidade, em especial para as mulheres. Foram anos de muita luta para hoje sermos presenteadas com o início da obra”, destacou Lucimar.

Serão investidos R$ 23,9 milhões para a construção de 108 novas casas de dois quartos, divididas em três condomínios. Também serão executadas obras de infraestrutura como implantação de pavimentação, redes de drenagem, água e esgoto.

Cohab Solar

Todas as moradias serão equipadas com painéis fotovoltaicos que transformam radiação solar em energia elétrica, como parte do projeto Cohab Solar – lançado pelo prefeito Rafael Greca em 2018.

A utilização deste sistema proporciona um grande benefício financeiro para as famílias, com economia de até 80% nas contas de energia elétrica, além de colaborar com o meio ambiente ao utilizar uma energia limpa e renovável.

“Os projetos da Cohab sempre trazem um importante componente ambiental, seja ao liberar margens de rios irregularmente ocupadas ou então proporcionando a utilização de uma energia que não queima petróleo, pois utiliza radiação solar”, explica o presidente José Lupion Neto.

Histórico

Localizada sob torre de alta-tensão nas margens do rio Atuba, a Vila Divino surgiu há mais de dez anos. Os moradores não contam com saneamento, drenagem de águas pluviais, energia elétrica nem pavimentação de ruas.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade e ao mesmo tempo manter seus vínculos com o território, o projeto prevê a construção das novas casas na mesma área, porém em locais sem restrições habitacionais.

A revitalização da Vila Divino foi um compromisso de campanha assumido pelo prefeito Rafael Greca. “É com muita alegria que vamos iniciar a construção da Vila Solar Divino, para que as famílias, principalmente na figura das mulheres, deixem de sofrer com enchentes do rio Atuba e possam viver com mais dignidade”, ressaltou Greca.

Presenças

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel; a secretária estadual das Mulheres e Igualdade Racial do Paraná, Leandre Dal Ponte; o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando de Souza Jamur; a assessora de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, Elenice Malzoni; a presidente da Fundação de Ação Social, Maria Alice Erthal; a secretária municipal de Educação, Maria Silvia Bacila; a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini; a representante da Assessoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Prefeitura, Maria Tereza Rosa; a assessora de Igualdade Étnico Racial, Marli Teixeira Leite; a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a vereadora Tânia Guerreiro; as administradoras regionais Janaína Lopes Gehr (Boa Vista), Rafaela Lupion (Matriz) e Simone da Graça das Chagas Lima (Santa Felicidade).