Grande Curitiba

Acostumadas a cuidar dos outros, profissionais da Saúde têm dia de autocuidado

9 de março de 2023 às 11:33
(Foto: Fernanda Luvizotto/Feas)

COM ASSESSORIAS – As mulheres são maioria entre os profissionais da área da saúde. Na Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) são mais de 2.900 trabalhadoras, o que representa 77% do quadro de funcionários.

São profissionais que se dedicam à saúde da população, muitas vezes com mais de uma jornada de trabalho, somada ao cuidado da casa e da família. Para homenageá-las, nesta quarta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, a fundação realizou uma programação focando o autocuidado.

A abertura foi feita pela diretora de Atenção à Saúde da Feas, Tatiane Filipak, que falou sobre o autocuidado emocional.

Destacando a importância de “se priorizar” em uma rotina cheia de afazeres, Tatiane destacou a importância de criar hábitos saudáveis, desenvolver a espiritualidade, desconectar e ter grupos de apoio para compartilhar emoções.

“A mulher é fantástica porque ela pode estar chorando por dentro, mas se ela encontrar uma amiga precisando dela, ela vai abraçar e acolher, ela nunca será indiferente”, disse a diretora.

Programação

A programação foi organizada pelo Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh) e realizada no auditório, anexo ao Hospital Municipal do Idoso, no Pinheirinho. Também foram abordados temas como educação financeira e a importância da prática da ioga para a saúde da mulher, com um momento de relaxamento.

No intervalo das palestras, os profissionais do Hospital do Idoso Guilherme Artigas e Debora Czelusniak apresentaram uma adaptação da música Mulheres de Fé, do grupo Cantores de Deus, enfatizando a rotina das profissionais da saúde. À tarde, voluntários realizaram o Dia da Beleza, com sessões de maquilagem e dicas de cuidado com a pele.