Grande Curitiba

Palácio 29 de Março guarda boa parte da história dos 330 anos de Curitiba

9 de março de 2023 às 11:46
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Em novembro, o prédio onde funciona a sede do Executivo Municipal completará 54 anos desde a sua inauguração, em 1969. Localizado no Centro Cívico, o Palácio 29 de Março foi um marco para a cidade desde a sua construção e, com sua arquitetura moderna, é um cartão-postal até os dias de hoje, quando Curitiba completa 330 anos.

Parte da história do Palácio 29 de Março está guardada em fotos do acervo do Departamento de Gestão do Arquivo Público Municipal da Prefeitura de Curitiba, área da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e pode ser conferida por quem quiser conhecer. É possível consultar informações sobre o Palácio na Casa da Memória, unidade da Fundação Cultural de Curitiba.

O projeto de construção surgiu da necessidade de centralizar a atividade administrativa dos diversos órgãos da Prefeitura que funcionavam em diferentes endereços.

“A construção do palácio foi um momento importante para a cidade de Curitiba”, lembra o jornalista Luiz Geraldo Mazza. “Ter a sede da Prefeitura era uma grande aspiração da cidade e foi, naquela época, uma das grandes experiências urbanísticas de Curitiba. Hoje, o prédio é um referencial da cidade”, lembra o jornalista, aos 92 anos.

Cheiro de novo e carpete roxo

Servidor de carreira há 49 anos, Sedenir Gomes lembra bem dos primeiros anos da nova sede da Prefeitura de Curitiba.

“Tudo tinha cheiro de novo. No térreo, tinha um carpete roxo no hall de entrada, com seis recepcionistas para receber a população que visitasse o novo local”, detalha Sedenir, que é servidor da Secretaria de Finanças.

Ele também lembra da escada caracol que havia entre o subsolo e o térreo, usada pelo pessoal que trabalhava na área administrativa. Recentemente, durante obra realizada no subsolo, a escada foi descoberta por parte dos servidores que não sabiam que ela existia.

Sedenir recorda que as áreas que funcionavam no prédio eram as de recursos humanos, departamento da fazenda, patrimônio e urbanismo. Segundo ele, o gabinete do prefeito, hoje instalado no segundo andar, ficava na frente do Salão Nobre, no primeiro andar.

“Lembro como se fosse hoje, um menino pobre de 17 anos que trabalhava como zelador de oficina mecânica entrando naquele palácio de cadeiras estofadas para trabalhar como menor aprendiz do Município. Eu me senti muito orgulhoso”, conta o engenheiro que permanece na ativa desde 1974.

Há 53 anos

Antes da transferência para o Centro Cívico, a sede do governo municipal ficava no Centro, na Praça Generoso Marques. O Paço Municipal foi a sede da Prefeitura por 53 anos, idade atual do Palácio 29 de Março.

O historiador da Fundação Cultural de Curitiba, Marcelo Sutil, lembra que o Centro Cívico como centro administrativo era previsto desde o Plano Agache, de 1943. Foi para construir ali a nova sede da Prefeitura que foi contratado o engenheiro e arquiteto Rubens Meister (1922-2009). O projeto é de 1959.

Em 1961, quando começou a construção do Palácio 29 de Março, a região do Centro Cívico já estava em obras. Meister previu um moderno edifício de quatro pavimentos. No térreo e no subsolo, espaços para atendimento à população. Divididos em três blocos, os dois andares superiores foram separados pelos jardins, combinação que garantiu iluminação e ventilação natural.

Ao todo, são 11.600 metros quadrados de área construída. Na entrada estão duas amplas rampas de acesso.

“Meister já se preocupava com acessibilidade num tempo em que isso não chamava atenção como hoje em dia”, destaca Sutil, que é um dos autores de publicação Rubens Meister – Vida e Arquitetura. Dentre as edificações assinadas por ele em Curitiba estão o Teatro Guaíra, a Rodoferroviária, o Terminal Guadalupe, o Sesc da Esquina e o prédio da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), também no Centro Cívico.

Sutil destaca que Meister é uma referência na paisagem da cidade. “Sua influência é evidente. Ele também foi um dos responsáveis pela criação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná, onde lecionou.”

Serviço: saiba onde pesquisar sobre a história de Curitiba

Departamento de Gestão do Arquivo Público (Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação – Smap) [email protected]

Casa da Memória (Fundação Cultural de Curitiba)
[email protected]
(41) 3321-3236