Grande Curitiba

Câmara concede Vulto Emérito de Curitiba a fundador da Risotolândia

Empresa capitaneada por Carlos Antonio Gusso iniciou produzindo mil refeições por dia e, atualmente, produz mais de 550 mil
10 de março de 2023 às 15:38
(Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba concedeu o título de Vulto Emérito a Carlos Antonio Gusso, presidente do grupo empresarial Risotolândia. A iniciativa da homenagem foi do vereador Tito Zeglin (PDT) e a sessão foi presidida pelo vereador Marcelo Fachinello (PSC), presidente da Câmara. O vereador manifestou sua honra em presidir a sessão e exaltou a figura do homenageado.

A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: Marcelo Fachinello, presidente da Câmara Municipal de Curitiba; Carlos Antonio Gusso, homenageado; vereador Tito Zeglin; padre Luis Alberto Kleina, da paróquia Imaculada Conceição do Guabirotuba; Camilo Turmina, ex-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP); João Casilo, cônsul honorário da Bélgica; Alaídes Francisco de Oliveira, presidente da Associação da empresas da CIC; e vereador Rodrigo Reis (União).

Também estavam presentes: Francisco Palaro, presidente da Comissão Ítalo-brasileira de Comércio e Indústria do Paraná; Gisele Gomes, gerente comercial da Risotolândia; Vanessa Vaz, gerente de operações da empresa; Douglas Fraga, diretor de contabilidade da Risotolândia; Lauro Ibério, diretor da Risotolândia; João Barreto Lopes, diretor da Aecic; Derli Quefner, diretor da controladoria e planejamento financeiro da Risotolândia; Marcelo Babi, gerente financeiro; e Leandro dal Povo, empresário.

Saudação oficial

Tito Zeglin iniciou sua saudação oficial ao homenageado dizendo sentir-se honrado pela possibilidade de poder homenagear o empresário Carlos Antonio Gusso. “Um dos mais importantes personagens da história do Paraná, que merece nossa admiração, reconhecimento e respeito”, afirmou o parlamentar. Tito lembrou que o homenageado é pai de quatro filhos, avô de nove netos, casado há quase 60 anos com sua esposa, Aroni. “Carlos nasceu em Curitiba, em 15 de junho de 1941 e cresceu na região sul da cidade, no Xaxim. Hoje, é destacado empresário, reconhecido nacional e internacionalmente, mas jamais deixou de lado sua origem, sua família, seus valores”, comentou Zeglin.

De acordo com o vereador proponente da homenagem, “Carlos Antonio Gusso aprendeu desde muito cedo com Seu Carlito e Dona Cenira, seus pais, os valores que carrega consigo e que transmitiu para cada um de seus filhos e netos. Aos seis anos de idade, ajudava o pai, leiteiro, realizando as entregas de casa em casa, no Capão Raso, Xaxim, Pinheirinho, Água Verde. O empreendedorismo da família estava apenas começando”. Foram seus pais que inauguraram o restaurante “Risoto do Xaxim”, e Carlos, aos 11 anos de idade, passou a auxiliar no negócio da família. O prato principal, o risoto de galinha caipira, ganha notoriedade, e a família acaba diversificando as atividades para atender a pedidos para festas, bailes e comemorações e até em clubes.

Tito destacou que a Risotolândia produz 550 mil refeições por dia. “Para que se tenha uma ideia do que estes números representam, a título de exemplo, cidades como Niterói (RJ), Caxias do Sul (RS), Santos (SP), Maringá (PR) e capitais como Florianópolis (SC), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Vitória (ES) poderiam ser inteiramente alimentadas, diariamente, pelo Grupo Risotolândia”, comentou o parlamentar. De acordo com ele, o negócio, que começou no modesto “Risoto do Xaxim”, hoje está presente no Paraná, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em São Paulo. Atualmente, a Risotolândia está entre as cinco maiores empresas do país em seu segmento.

Ações sociais

Além da atividade fim com refeições, a empresa também desenvolve ações na área social. É o caso do projeto “Gralha Azul”, lançado em 2005, cujo objetivo foi de plantar 7 milhões e 500 mil sementes de pinheiro (Araucaria angustifolia), utilizando a mão de obra de internos da Colônia Penal Agrícola de Piraquara. O número era equivalente à população total do Paraná na época. A iniciativa rendeu o prêmio Internacional Socioambiental, ofertado pelo Instituto Chico Mendes.

A empresa também oferece: Curso de Aprendizagem em Auxiliar de Cozinha destinado aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), estimulando o trabalho de profissionalização de pessoas deficientes; Programa “Liberdade Construída”, realizado em parceria com a Colônia Penal Agrícola, que resgata as habilidades profissionais de detentos e os ressocializa e os prepara para o convívio social e para o mercado de trabalho; e o Projeto “Importância da Vida”, dedicado a orientar as gestantes sobre cuidados pré-natal e estimular a troca de experiências entre as participantes.

Em sua vida profissional, Carlos Gusso já foi agraciado com mais de 270 prêmios e honrarias, entre elas, o Prêmio Barão do Serro Azul (1998) e Sócio Benemérito (2022), ambos da Associação Comercial do Paraná; Cidadão Honorário de Araucária (1999), Ordem do Mérito do Comércio do Paraná, entregue pela Fecomércio (2013), Troféu Gralha Azul de Empresário do ano de Araucária pela Aeciar e Personalita Affari, da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio de Indústria do Paraná (Italocam).

Convidado especial

O padre Kleina, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e responsável pela comunicação da Arquidiocese de Curitiba, foi convidado a tecer considerações sobre o homenageado. De acordo com ele, sua relação com a família Gusso é antiga. “Tive a oportunidade de conhecer essa belíssima família, seus valores, suas virtudes e princípios cristãos. São pessoas que mostram o quão importante é o cultivo da espiritualidade em cada um de nós”, disse. Para o religioso, “a igreja tem a verdade nas mãos e a verdade se chama Jesus Cristo”. Ele encerrou sua fala proferindo uma oração.

Agradecimento

Carlos Antonio Gusso disse estar feliz não só com a homenagem, mas, também, com a quantidade de amigos que compareceram à sessão solene para prestigiá-lo: “Inicialmente, quero agradecer à Câmara, em particular ao Tito, pela lembrança do meu nome para este título. Quero também agradecer aos amigos, aos diretores da Risotolândia, mas, sobretudo, à minha esposa Aroni. Sozinho, você não faz nada, mas ao lado de uma companheira, você se torna um gigante.”

Ele comentou que estava numa posição confortável quando trabalhou no Citibank. “Fui auditor sênior e procurador geral. Era uma responsabilidade grande e eu chegava a sonhar com os assuntos do trabalho. Assinava balancetes com dados referentes à toda a Região Sul, assinava inúmeros documentos que precisavam ser analisados e reanalisados, não podia haver erro. Foi quando surgiu a Cidade Industrial e percebi que poderia dar um redirecionamento à minha vida”, contou. Gusso relatou que, de início, adquiriu uma pequena área de 200 m² no CIC e passou a produzir mil refeições por dia. O plano era conseguir produzir 3 mil refeições diárias, mas a demanda foi muito maior e, quando ele percebeu, já estava produzindo 14 mil.

“Hoje, temos uma área de 100 mil m², sendo que 8 mil são de área construída. Atualmente, atuam na Risotolândia 4.550 colaboradores, sendo que, deste total, 4.157 (85,7%) são mulheres. Temos contratadas 177 pessoas com deficiência e 190 aprendizes. No momento, estamos com 320 vagas abertas”, informou o homenageado. Gusso disse que, em julho, a empresa vai completar 70 anos produzindo mais de 550 mil refeições por dia. “Meu maior prazer é ver minha família tocando essa empresa que, como foi dito, está entre as cinco maiores do país”, finalizou.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba