Grande Curitiba

Vereadores se despedem do cônsul-geral da Itália em Curitiba

Por iniciativa de Pier Petruzziello, Salvatore Di Venezia foi homenageado em plenário.
13 de março de 2023 às 15:40
(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na manhã dessa segunda-feira (13), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recepcionou em plenário o cônsul-geral da Itália na capital paranaense, Salvatore Di Venezia. O diplomata, que nas próximas semanas retorna para Roma depois de seis anos no cargo, destacou os avanços do consulado, em especial na área cultural.

“Realmente, estou muito emocionado. Daqui a 15 dias, eu estarei voltando para a Itália depois de 6 anos aqui em Curitiba”, declarou Salvatore, durante suspensão da sessão plenária. “Infelizmente, essa é a despedida definitiva. Não poderei mais voltar, pois retorno a Roma e daqui a quatro meses me aposento. Foram anos entusiasmantes aqui em Curitiba, sobretudo, pelos contatos com a Prefeitura de Curitiba que foram intensos e que nos proporcionaram muitas conquistas, sobretudo, na área cultural”.

O diplomata, nesse sentido, lembrou da realização de eventos como o “Mia Cara Curitiba”. “Espero que, mesmo eu indo embora, essa colaboração continue. Curitiba tem uma alma italiana e necessita dessa relação. O consulado alcançou 165 mil inscritos e isso é um exemplo de como é importante a nossa colônia aqui em Curitiba”, acrescentou. “Espero voltar. Não me despeço de Curitiba e sim do meu cargo. Volto em breve!”, finalizou ele, cuja companheira é brasileira.

Votos de congratulações

Por iniciativa do vereador Pier Petruzziello (PP), o cônsul-geral Salvatore Di Venezia recebeu, nesta manhã, o diploma de votos de congratulações e aplausos da Câmara de Curitiba (077.00054.2023). “Hoje é um dia muito especial, onde recebemos o cônsul-geral da Itália, que está se despedindo da cidade de Curitiba e vai assumir sua missão em Roma”, afirmou o autor.

“O cônsul Salvatori Di Venezia nasceu em Avelino, na Itália, muito perto de onde meu pai nasceu, na mesma região, no dia 3 de outubro de 1957. Salvatori é formado em Ciências Políticas pela Universidade de Nápoles. Iniciou a carreira no Ministério das Relação Exteriores e atua como diplomata desde o ano de 1988”, relatou. “Deu uma nova dinâmica ao consulado-geral da Itália”.

Petruzziello ressaltou que milhares de brasileiros buscam a cidadania italiana. “Alguns buscam trabalho, alguns buscam voltar a seu lugar de origem”, relatou. “E a Itália retribui o que os brasileiros fizeram aos italianos. Precisamos de diplomatas que tenham esse entendimento, que façam essa ponte com a comunidade. E eu fico muito triste de saber que o cônsul está indo embora”.

A homenagem também foi acompanhada pela vice-cônsul da Itália em Curitiba, Maria Salamandra; por Walter Petruzziello, pai do vereador Pier e representante do Brasil no Conselho-Geral dos Italianos no Exterior; e pela assessora Mariana Bernoldi, do gabinete da deputada estadual Maria Victória (PP).

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba