Grande Curitiba

Greca recebe homenagem para Curitiba nos 15 anos do Teatro Positivo

14 de março de 2023 às 15:38
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – No ano em que completa 330 anos, Curitiba celebra também datas importantes na área da cultura, como os 50 anos da Fundação Cultural de Curitiba e os 15 anos do Teatro Positivo, um dos mais importantes da cidade.

Na noite desta segunda-feira (13/3), o prefeito Rafael Greca participou da abertura das comemorações do teatro. Greca foi homenageado pelo aniversário da cidade e acompanhou a apresentação do pianista curitibano Estefan Iatcekiw, no lançamento de seu primeiro álbum solo.

O prefeito lembrou que a inauguração do teatro, em 2008, também marcou a celebração dos 315 anos de Curitiba, com a apresentação do tenor catalão José Carreras. E que, 15 anos antes, Carreras encantou os curitibanos na Pedreira Paulo Leminski, nos aniversário de 300 anos de Curitiba, em 1993.

“Sou muito venturoso de ser o prefeito das duas ocasiões (nos 300 e 330 anos de Curitiba)”, disse Greca

A visão do teatro, da captura do processo de produção coletiva, da educação musical e cênica, é a grande visão da construção da cidadania. A ribalta do teatro é o espaço da democracia, lugar onde o povo pode ter voz e vez e onde os artistas exercem sua excelência”, destacou o prefeito.

Greca foi presenteado com um quadro que replica o painel Saber, Ética, Trabalho e Progresso, do arquiteto e artista plástico curitibano Sergio Ferro, cujo original está na fachada do Teatro Positivo. Ferro é também o autor do painel comemorativo aos 300 anos da cidade que está no Memorial de Curitiba.

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, também foi homenageada com uma réplica do painel Saber, Ética, Trabalho e Progresso.

Com 2,4 mil lugares na plateia, o Teatro Positivo também é palco das comemorações dos 330 anos de Curitiba. Na noite do dia 29 de março, recebe um grande espetáculo para celebrar seu aniversário e o da cidade, com a cantora lírica norte-americana Isabel Leonard, três vezes ganhadora do prêmio Grammy Awards.

Inspiração grega

Por vídeo, o senador Oriovisto Guimarães, fundador do Grupo Positivo, enviou uma mensagem ao prefeito e ao público, em que rememorou a criação do teatro, o terceiro maior do Brasil, e sua importância para a cidade. O teatro fica dentro do campus Ecoville da Universidade Positivo, no bairro Campo Comprido.

“Uma universidade precisa de um teatro para falar de humanidades. Este local significa muito para nós e para a cidade. Foi construído para humanizar e trazer cultura a todos, com tantos shows, musicais, palestras, peças teatrais, concertos, tudo o que enriquece o ser humano”, disse Guimarães.

A arquitetura do espaço, lembrou o senador, foi inspirada no Teatro de Epidauro, na Grécia, construído quase 400 anos antes da Era Cristã, que, com seus lugares dispostos em arcos se destaca até os dias atuais por sua visibilidade e acústica. Mais que um local para apresentações no espaço central, o teatro grego era o local das discussões de toda a pólis (cidade).

Em nome da Câmara Municipal de Curitiba, o vereador Tito Zeglin entregou voto de congratulações ao reitor da Universidade Positivo, Roberto Di Benedetto.

Pianista prodígio

Após as homenagens, o público foi contemplado com a apresentação do pianista curitibano Estefan Iatcekiw, com intepretações do seu primeiro álbum, composto por duas sonatas do russo Sergey Rachmaninov. Aos 19 anos, Iatsékiw é considerado prodígio musical, com reconhecimento internacional por seu altíssimo nível de técnica e expressividade ao piano.

Presenças

O evento contou também com a presença do cineasta Bruno Barreto, do vice-prefeito Eduardo Pimentel, do diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Edson Bueno; do presidente do Grupo Educacional Positivo, Lucas Guimarães; da coordenadora administrativa da Universidade Positivo, Eunice Alcântara; da colaboradora do Grupo Positivo e primeira recepcionista do teatro, Soeli Silvestre; do diretor da UP Experience, Eduardo Faria Silva; da presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi.