Grande Curitiba

Prefeito de Curitiba inaugura biblioteca Darcy Ribeiro, na Rua Ébano Pereira

14 de março de 2023 às 10:24
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca entregou à comunidade, nesta segunda-feira (13/3), a Biblioteca Pedagógica e Inclusiva Darcy Ribeiro, que ocupa a charmosa casa da esquina das ruas Ébano Pereira e Augusto Stellfeld, no Centro. A casa eclética com tendência de Art Nouveau é de autoria do arquiteto italiano José Muzzillo e foi construída no início do século 20. Agora biblioteca, o local tem quatro mil títulos disponíveis à comunidade acadêmica e às famílias, inclusive com atendimento noturno (pesquisas, reuniões acadêmicas, visitas), mediante agendamento.

“É com imensa alegria que inauguramos esta biblioteca com o nome do Darcy Ribeiro, que tanto amor teve pelo Brasil. A memória deste brasileiro que foi grande nos inspira”, disse o prefeito, referindo-se ao antropólogo e escritor.

A entrega faz parte das comemorações dos 330 anos de Curitiba.

A nova biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h. A unidade integra a rede de Faróis do Saber e Bibliotecas da Secretaria Municipal da Educação. Essa é uma das 13 unidades pedagógicas e inclusivas da rede (as outras 12 estão nos faróis de praça), e conta com audiolivros, óculos de realidade virtual e títulos em braile, por exemplo.

O investimento da Prefeitura no novo espaço foi de R$ 894 mil, entre acervo, mobiliário, equipamentos e obras.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que a nova biblioteca vai proporcionar a toda comunidade momentos de estudo com as tecnologias inclusivas. “Os frequentadores terão sempre orientação das nossos equipes, este local vai funcionar como um farol da pedagogia”, afirmou a secretária.

Participaram também estudantes Murilo da Silva Taras e Victor Martin Loureiro, da Escola Municipal CEI Curitiba Ano 300 (Boa Vista), representado os curitibinhas leitores. Ambos são fãs de leitura. “Adoro gibis”, confessou Victor. Já Murilo é fã de Língua Portuguesa e leu muitos livros. “Ficou muito legal este lugar, cheio de livros”, comentou o menino.

Presenças

Participaram da inauguração a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion; o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a coordenadora de Projetos, Andrea Barletta; o coordenador de Obras da Educação, Guilherme Furiatti Dantas; o chefe do Núcleo Regional da Educação Matriz, Pedro Andrade; a gerente de Bibliotecas e Faróis do Saber, Christiane Martins; e as agentes de leitura da Biblioteca Municipal Darcy Ribeiro Alessandra Barbosa e Gesiane do Rocio Fontoura, além do vereador Rodrigo Reis e do poeta Álvaro Posselt.

As instituições de ensino superior foram representadas por Odisséia Boaventura de Oliveira, diretora do Setor de Educação da UFPR; Daniele Saheb Pedroso, coordenadora do curso de Pedagogia da PUC-PR, Jamile Cristina Ajub Bridi, chefe do Departamento de Educação da UTFPR; Valéria Marcondes Brasil, coordenadora do curso de Pedagogia da UP; e Dinamara Pereira Machado, diretora da Escola Superior de Educação da Uninter.