Grande Curitiba

Promessa do karatê de Curitiba treina no Clube da Gente Tatuquara

14 de março de 2023 às 15:41
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – O curitibinha Guilherme Prosdocimo da Luz, 8 anos, começou a treinar karatê no Clube da Gente da Regional Tatuquara por orientação médica. A atividade foi indicada para ajudar a combater um quadro de colesterol emocional que o garoto desenvolveu.

Pouco mais de um ano depois, Guilherme conseguiu reduzir as taxas de colesterol e já coleciona medalhas. Em 2022, o menino conquistou o Campeonato Paranaense e a Copa dos Campeões, disputada em São José dos Pinhais.

“Sempre gostei de lutas. Uma das coisas que gosto no karatê é a segurança, nenhuma criança pode se machucar enquanto está aprendendo os movimentos. E também porque já fiz muito amigos nas aulas”, disse o menino.

Dom para o esporte

Este ano Guilherme já tem agenda cheia: vai disputar o Campeonato Paranaense e o Regional (Curitiba e região metropolitana), além do Campeonato Brasileiro, em outubro, e o Mundial de Karatê, que será realizado em Curitiba, em novembro.

“Temos vários alunos com muito potencial. O Guilherme tem se destacado bastante. Ele tem um dom para esporte, pega muito rápido os ensinamentos”, disse o sensei Luís Oliver, que pertence à Federação Paranaense de Karatê Tradicional.

Filosofia de vida

Além de aprender a lutar, os alunos também são instruídos sobre a filosofia oriental, os princípios do Dojo Kun: respeitar acima de tudo; criar intuito de esforço; conter espírito de agressão; esforçar-me para a formação do caráter; fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.

Para o professor Luís Oliver, Guilherme tem um grande potencial para desenvolver.

“Em junho deste ano ele fará teste para obter o grau da faixa vermelha. Se ele continuar nesse ritmo, quando tiver 15 anos já será um lutador faixa preta”, prevê o professor.

Daniele Prosdocimo, mãe do menino, diz que a prática do karatê está tendo um efeito muito positivo não só para o Guilherme, mas para toda a família.

Dificuldade e superação

“Há quatros anos aconteceu a separação do casal e isso teve um impacto emocional grande na vida do Guilherme. Tivemos conhecimento das atividades da Prefeitura e o matriculamos nas aulas de karatê”, contou a mãe, que é terapeuta de Reiki.

Ela e o pai do menino, Cristiano da Luz, ficaram admirados com os progressos de Guilherme na prática do karatê.
“Com esta atividade, aliado à estabilidade de uma nova rotina de vida, o colesterol teve redução. O karatê é bom porque ajuda ele a extravasar”, comenta Daniele.

Em busca de patrocínio

Com tanta evolução, os pais agora estão buscando patrocínio para bancar as atividades do atleta da família.

“Estamos vendendo balas para bancar a participação dele no campeonato que vai ter na Bahia. Estamos pensando em fazer uma vaquinha virtual para garantir a ida dele até lá”, disse Daniele, que pretende incentivar o filho para trilhar o caminho de ser um futuro atleta de artes marciais.

Vagas abertas

Além de Guilherme, outras 39 crianças treinam karatê no Clube da Gente do Tatuquara, que é administrado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Smelj), nas segundas e sextas-feiras, das 18h30 às 19h30. De acordo com o coordenador do local, Luiz Gustavo Santos Torrens, há vagas disponíveis para os interessados.

As inscrições podem ser feitas no portal curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br.