Grande Curitiba

Financiador do BRT Leste-Oeste, NDB faz missão de supervisão anual em Curitiba

15 de março de 2023 às 16:12
(Foto: Anna Paula Franco)

COM ASSESSORIAS – Técnicos da Prefeitura e especialistas do New Development Bank (NDB), o banco dos BRICS, passaram a tarde desta terça-feira (14/3) em visita de campo para acompanhar o andamento das obras do BRT Leste-Oeste. Parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, a intervenção tem US$ 75 milhões em recursos do NDB para requalififcar 22,5 km de canaletas exclusivas entre o CIC Norte e Pinhais, com desalinhamento de estações-tubo, 48 km de ciclofaixas, novo paisagismo e sinalização para promover a intermobilidade e permitir a operação do Ligeirão Leste-Oeste.

A visita técnica começou nas obras do binário Olga Balster/Nivaldo Braga, que estão sendo executadas pela construtora Obetacem. A estrutura viária vai conectar os bairros do Cajuru e Tarumã, cruzando o Capão da Imbuia, no entorno do novo terminal, que será construído ao lado do atual, com ampliação de linhas e plataformas de embarque e desembarque.

O binário inclui faixas exclusivas para o transporte coletivo, ciclovias, novo paisagismo e iluminação pública, com estímulo à intermobildade e privilégio do deslocamento do pedestre. A obra começou em janeiro e está dentro do cronograma previsto para o período.

Nesta fase atual, a empresa executa as obras de micro e macrodrenagem na Rua Olga Balster e a requalificação das calçadas na Rua Nivaldo Braga. “O prazo do contrato é de 18 meses para a conclusão do trecho”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.

O contrato assinado em dezembro de 2021 prevê ainda US$ 18,7 milhões em contrapartidas do município, que contemplam das estações do BRT Norte-Sul, entre a Praça do Japão e o Terminal do Pinheirinho, além de outras frentes, como desapropriações necessárias ao projeto.

A missão de acompanhamento, formada pelos consultores Ludmila Vidigal e Fernando Silva, além dos especialistas socioambiental e de sistema viário, Marcelo Camargo e Marta Obelheiro, também pode conferir o andamento das obras de contrapartida nas estações Itajubá, Carlos Dietrich, Pedro Gusso, Sebastião Paraná e Santa Regina.

A missão de supervisão continua nesta quarta-feira (15/3), com os detalhamentos do gerenciamento do contrato, supervisão ambiental e social e o acompanhamento da execução das obras, realizada pela Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), responsável pelos financiamentos multilaterais do município. “As missões de supervisão são essenciais para alinharmos as entregas previstas nos contratos e darmos sequência às execuções conforme as regras dos financiamentos, ajustando rotas e trocando experiências de boas práticas”, avalia o coordenador da Utag, Marcio Teixeira.