Grande Curitiba

Clube da Gente do Bairro Novo, o primeiro de Curitiba, ganha reformas

16 de março de 2023 às 16:19
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O Clube da Gente da Regional Bairro Novo, o primeiro implantado em Curitiba, está passando por reformas. A estrutura do bairro Sítio Cercado (Rua Marcolina Caetana Chaves, 150) teve a piscina esvaziada e as atividades suspensas desde meados de fevereiro deste ano para realização das benfeitorias.

Neste período, as avaliações e informações sobre as modalidades ofertadas estão sendo realizadas na sala do Núcleo Regional da Smelj, na Rua da Cidadania do Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700).

Troca de telhas e pintura

O trabalho está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) em conjunto com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Smelj) e deve ser concluído até maio deste ano.

“Estão sendo feitas a substituição das telhas translúcidas que já estavam ressecadas pela ação do tempo e pintura das estruturas metálicas que apresentavam manchas de ferrugem”, explicou Nícia Elaine Alves, da superintendente da Smelj.

As dependências internas também receberão pintura com tinta especial para evitar corrosão por causa do cloro da piscina. Outra melhoria será a colocação de telas no vão entre a estrutura de alvenaria e o telhado para evitar a entrada de animais.

“É uma melhoria importante para usuários deste equipamento que poderão praticar as atividades em um ambiente renovado e em condições muito melhores”, comentou o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Muitas opções no Bairro Novo

Inaugurado em março de 2009, o Clube da Gente Bairro Novo é bastante procurado pelos moradores da regional. Atualmente, 2.281 pessoas estão matriculadas ali. O local oferece atividades gratuitas de natação, hidroginástica, aulas de dança e musculação.

A região é muito bem servida de equipamentos esportivos. Ao lado do Clube da Gente, na Rua Ourizona, 1.681, fica o Centro de Esportes e Lazer do Bairro Novo.

Além da quadra poliesportiva, o local é equipado com o primeiro paredão de escalada indoor do Brasil. Para participar dessas e outras atividades, os interessados devem acessar o site curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br/

Filhos jogando bola

Foi o que fez a moradora do Sítio Cercado, Gislaine Aparecida dos Santos. Ela matriculou os filhos Maria Eduarda e João Vitor no futsal Escola + Esporte = 10 e projeto Maestro da Bola, parceria com o craque Ricardinho.

“Uma amiga indicou para que inscrevesse meus filhos nas atividades da Prefeitura. O resultado foi maravilhoso,eles gostam muito dos esportes”, disse Gislaine.

Maria Eduarda, 11 anos, disse que pegou gosto de jogar futebol. “A minha posição é de centroavante, mas eu gosto de jogar na defesa. Meu irmão me dá muitas dicas e isso me ajuda nos treinos”, disse a menina.

As aulas de futsal acontecem nas segundas e quintas, de manhã e à tarde, no CEL Bairro Novo.

Quadras de grama sintética

E quando o assunto é futebol, a Regional Bairro Novo é uma das regiões da cidade melhor equipada para a prática.

“Temos oito quadras de gramas sintéticas espalhadas pelos bairros e logo vamos ter mais uma”, assegurou a chefe do núcleo regional da Smelj, Veridiana Maranho.

As quadras ficam nas praças José Soares Grobbe, Lenyr Marés de Souza Cavallin, Marly de Queiroz, Jornalista Luzimar de Maria Dionysio (Meio Quilo), Napoleão Cortez Filho, Egídio José Bernardi, Parque Semeador e Comunidade Madre Tereza.

A comunidade também pode procurar atividades esportivas nos centros de esporte e lazer da Vila Tecnológica (Rua Lupionópolis, 100) e Xapinhal (Rua Billy Garmatter, 128-144), em 27 academias ao ar livre; instituições conveniadas, como as igrejas Nossa Senhora da Misericórdia e Nossa Senhora das Vitórias; além do Parque Lago Azul e do Bosque dos 330 anos de Curitiba, que centralizam, entre outras atividades, as brincadeiras dos Jogos do Piá.