Grande Curitiba

Berço de futuros professores, Instituto de Educação recebe peça sobre a fundação de Curitiba

28 de março de 2023 às 16:13
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Cerca de 900 estudantes do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto pararam suas atividades nesta terça-feira (28/3), por cerca de 20 minutos, para assistirem à encenação do Auto de Fundação de Curitiba, na quadra central da escola. Promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural, o espetáculo faz parte dos eventos comemorativos dos 330 anos de fundação da cidade e foi levado até o local a pedido dos alunos.

O prefeito Rafael Greca assistiu ao espetáculo e manteve uma conversa informal com os estudantes depois da encenação. “Trazemos esse espetáculo, que vocês queriam tanto ver, para colocar a cidade no coração de cada um aqui. A escola é lugar de coisa boa, de amor, e vocês são a prova disso”, disse Greca aos estudantes, que aplaudiram o espetáculo, também traduzido na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Sede de informação

“Eles queriam muito ver e sempre perguntavam quando seria a encenação na escola. Isso é muito importante porque o conteúdo atinge os estudantes de todos os níveis e, em especial, os do Curso de Formação de Docentes. São eles que vão levar esse conhecimento para as suas salas de aula, estejam onde estiverem”, disse a diretora da instituição, Márcia Murbach.

O Instituto de Educação completou 100 anos em 2022 e tem atualmente 1.200 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Médio, distribuídos em 21 turmas. Antiga Escola Normal, ele fica na esquina das ruas Emiliano Perneta e Voluntários da Pátria, revitalizada pela Prefeitura.

O prédio tem cerca de 5 mil metros quadrados de área construída e o instituto é uma das mais importantes unidades de Ensino Médio do Paraná. O imóvel foi tombado pelo governo estadual.

Acompanharam Greca, o prefeito da cidade portuguesa de Carregal do Sal, Paulo Catalino, que está em visita a Curitiba; a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro; e o assessor de Articulação Política do Gabinete do Prefeito, Lucas Navarro.

O nascimento de Curitiba

A proposta inicial da apresentação musical didática é contar a história das origens da cidade principalmente para os estudantes da rede municipal de ensino. Ele já foi encenado nas dez Regionais Administrativas da cidade.

O enredo é inspirado no quadro Fundação da Cidade de Curitiba, pintado pelo artista plástico paranaense Theodoro de Bona em 1949. A tela retrata os diferentes elementos humanos da época, animais domésticos e narra a saga da chegada dos fundadores ao local – que primeiro foi chamado de Vila Nossa Senhora da Luz e, mais tarde, Curitiba.

Encenado por atores caracterizados, o espetáculo mostra a chegada dos pioneiros Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira, Gabriel de Lara e o contato com o povo originário da tribo Tingui.