Grande Curitiba

Feas completa 11 anos com ampliação de serviços e de equipes no SUS de Curitiba

29 de março de 2023 às 15:37
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) completa 11 anos nesta quarta-feira (29/3). Em 2022, ela ampliou ainda mais oferta de serviços e o número de funcionários no Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba.

Na próxima segunda-feira (3/4), por exemplo, mais 25 médicos contratados pela Feas vão reforçar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a atenção primária à saúde.

A Feas foi criada para gerenciar, inicialmente, o Hospital Municipal do Idoso, no Pinheirinho, e o programa de atendimento domiciliar Saúde em Casa, ambos criados em 2012.

Órgão da administração indireta da Prefeitura de Curitiba, a fundação segue as diretrizes e estratégias definidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em todas as áreas do SUS (da atenção primária à hospitalar) e está em 28 unidades.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, a Feas exerceu um papel estratégico e imprescindível na ampliação de leitos hospitalares, na atenção domiciliar, na contratação de profissionais de saúde, realização de capacitações, entre outras ações, durante a pandemia de covid-19.

Para o diretor-geral da fundação, Sezifredo Paz, 2023 será um ano desafiador. “Podemos dizer que 2022 foi o primeiro ano da retomada. Os impactos da pandemia ainda estão sendo sentidos, mas já pudemos avançar em novas áreas”, explica.

Esses impactos foram diagnosticados na mudança no perfil de pacientes, em decorrência de complicações ou sequelas da Covid-19.

É o que constatou, por exemplo, o programa de atendimento domiciliar Saúde em Casa, que passou a atender pacientes de maior complexidade. A mudança de perfil resultou na implantação de uma equipe especializada em ventilação mecânica pediátrica e outra em ortopedia adulta.

Saúde mental

Outro reflexo importante da pandemia foi o aumento na procura dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) para tratamento das doenças relacionadas à saúde mental.

No ano passado, os 13 Caps registraram o maior número de acolhimentos, com média mensal superior a 1100 casos e uma média de mais de 4500 usuários ativos por mês.

A Casa Irmã Dulce – Unidade de Estabilização Psiquiátrica (UEP), que durante a pandemia foi unidade de retaguarda, voltou a atender exclusivamente casos de emergência em saúde mental. Foram em média 100 internamentos mensais em 2022.

Consultas e exames

O último ano foi marcado pela retomada nas consultas e exames eletivos. Por questão de segurança, alguns exames e especialidades deixaram de ser realizados na pandemia.

Foi o caso da espirometria, exame para diagnóstico da asma, que não pôde ser realizado no período crítico da pandemia, conforme recomendação do Conselho Nacional de Pneumologia.

A volta da espirometria foi em ritmo intenso, com a retomada da agenda mensal, além da realização de mutirões, resultando numa oferta de 1.629 exames em 2022.

O Núcleo de Atenção Especializada (NAE) da Feas é responsável pela gestão dos exames e atendimento ambulatorial (consultas com especialistas).

Foram 45 mil consultas ofertadas 2022, mais que o dobro do ano anterior (19890). O número de especialidades disponíveis à população também cresceu: de 15, em 2021, para 20, em 2022.

Uma delas é a vasectomia, que passou a ser realizada a partir de julho. Foram 146 procedimentos realizados no ano passado e 69 nos três primeiros meses de 2023.

Em dezembro, a Feas investiu R$ 51 mil na compra do equipamento de eletroencefalograma e passou a oferecer 120 exames por mês à rede do SUS.

A oferta de exames também foi ampliada para 26 mil exames, frente a 9.610 ofertados em 2021. Entre os novos serviços estão os exames de retossigmoidescopia, pneumo-oxigenoterapia e sangria terapêutica.

Internamentos

Referência no atendimento de qualidade, principalmente ao público idoso, o Hospital Municipal do Idoso atingiu a marca de 7 mil internamentos em 2022.

No mesmo período, a taxa de ocupação do Centro de Terapia Intensiva da unidade atingiu 95%.

Para dar agilidade ao encaminhamento dos pacientes internados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o Hospital do Idoso implantou em janeiro de 2022 a Unidade Referenciada.

São 10 vagas disponíveis diariamente, inclusive nos finais de semana e feriados, em três especialidades (cirurgia geral, urologia e neurologia). Esses especialistas avaliam o caso e auxiliam o direcionamento do tratamento que o paciente terá na UPA.

Profissionais

Na primeira quinzena de março, o quadro de funcionários da Feas era de 3.800 trabalhadores. A contratação é feita por processo seletivo (concurso público), conforme determina a Constituição Federal.

O regime é o da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). A modalidade propicia maior celeridade nos processos de contratação.

Atualmente, quase um terço dos profissionais da fundação estão nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): o que representa 1189 postos de trabalho. Em junho do ano passado, a UPA CIC passou a ser gerenciada pela Feas. A unidade é composta por 215 profissionais.

Além dela, a Feas faz a gestão integral da UPA Tatuquara, Boqueirão e Fazendinha, além de contar com médicos nas outras cinco UPAs do município.

O Hospital Municipal do Idoso é a segunda maior unidade da Feas em número de trabalhadores contratados, com 657 profissionais.

Na Atenção Primária, a fundação tem mais 500 profissionais atuando nas mais de 100 Unidades Municipais de Saúde (UMS), com aproximadamente 300 médicos.

No atendimento em unidades móveis, a Feas também ampliou sua atuação. São 400 profissionais no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na Central de Transporte Sanitário, na Central de Transporte de Urgência, totalizando mais de 174 mil atendimentos no ano passado.

Transparência

Do ponto de vista da economicidade do gasto público, todos os produtos (de insumos hospitalares a material de escritório) e serviços são contratados por meio de processo licitatório, o que garante o melhor preço. Em 2022, foram realizados 304 processos, sendo 193 na modalidade pregão eletrônico.

Para garantir a transparência desses processos, a Feas submete seus gastos a órgãos de controle interno e externo. Desde 2020, todos os pregões eletrônicos são submetidos à análise da Controladoria Interna.

Todas as contas da fundação – além dos processos de compra, a folha de pagamentos de pessoal – são avaliadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Paraná, com destaque para a “aprovação sem ressalvas” pelo órgão nos últimos quatro anos consecutivos.

Ensino

O foco no ensino é um valor da Feas. A volta plena dos estágios resultou em 16 entidades de ensino de nível técnico e superior credenciadas e mais de 2200 estagiários durante o ano nas unidades da fundação.

Parceria com a Secretária Municipal da Saúde, e reconhecida em todo o Brasil, a Feas teve 64 residentes médicos e 48 residentes dos programas multiprofissionais, como Saúde da Família e Saúde do Idoso e de Enfermagem de Urgência e Emergência.

Neste ano, o Centro de Ensino e Pesquisa deu inaugurou o Programa de Internato de Medicina em cinco áreas clínicas em Saúde do Idoso e em Urgência e Emergência. O programa teve procura de acadêmicos de Medicina de vários estados e está com vagas esgotadas em 2023.