Agora aposentados: servidores de Curitiba são orientados sobre nova etapa de vida

COM ASSESSORIAS – Novos aposentados da Prefeitura de Curitiba reuniram-se nesta quinta-feira (4/5), no Palácio Solar 29 de Março, no Centro Cívico, para a cerimônia de aposentadoria de maio. A equipe do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) recebeu o grupo de cerca de 40 servidores.
“O IPMC passa a ser o órgão de referência de vocês”, explicou a gerente de relacionamento, Daniélle Sass, ao grupo. Ela ressaltou aspectos relativos à transição, quando os servidores deixam de ter vínculo com a secretaria ou órgão ao qual estavam ligados e ao respectivo núcleo de gestão de pessoal e passam a contar com serviços do IPMC e com a equipe de atendimento do Instituto.
Ela destacou que o portal para acesso ao contracheque passa a ser o do IPMC, mediante login e senha. “Vocês informarão o CPF e a mesma senha utilizada no Portal do Servidor”, ensinou. Sass alertou que não será mais possível acessar o Portal do Servidor.
Os que utilizam o Cartão Qualidade, documento que funciona como crachá e que permite compras em estabelecimentos conveniados com desconto em contracheque, foram informados que poderão continuar utilizando-o como instrumento de compra. “No primeiro mês da aposentadoria, é feito um ajuste e pode ser que vocês não consigam fazer compras no mesmo valor do último mês como servidores da ativa”, orientou a representante do IPMC.
Certificado
Os participantes da reunião receberam um Certificado de Reconhecimento nominal pelo trabalho que fizeram como servidores. “Vocês contribuíram, ao longo da história profissional de vocês, para que Curitiba pudesse ser a cidade que temos hoje”, argumentou o diretor da Previdência do IPMC, Hélio José Pizzatto.
Ele abordou ainda temas como a importância de cuidarem da sua saúde e da prática de atividades físicas na aposentadoria. As reflexões sensibilizaram participantes como Leticia Maria Lopes, médica da Prefeitura há mais de 30 anos. “Foi muito importante ter vindo aqui hoje ouvir essas palavras. Nunca tinha visto por esse lado, me senti importante”, conta.
Para ela, o discurso motivou mudança de hábitos. “Como médicos, falamos todos os dias para as pessoas praticarem exercícios e viverem melhor, mas muitas vezes esquecemos de colocar o nosso próprio discurso em prática, o que agora vai mudar”, promete.
Aos 59 anos, Letícia se aposenta apenas em um padrão, ou seja, ela vai continuar trabalhando parte do dia na Prefeitura. “Não pretendo parar de jeito nenhum. Com esse tempo a mais, quero cuidar mais de mim e continuar estudando o que tanto amo”.
Quem ama o que faz
A cozinheira Darci Thomaz Santos também pretende continuar na área, mesmo aposentada. Aos 70 anos, ela exala disposição e conta: “Agora vou me dedicar às minhas artes e à gastronomia, mas foram 30 anos de muita alegria.”
Ela também vai seguir os conselhos de Pizzatto, que falou sobre a importância de o aposentado não ficar parado, mas encontrar algo que ame fazer. A sua diversão é participar da feira do Largo da Ordem, onde vende bijuterias e crochês com a irmã.
A professora Sivonei Karpinsk Hidalgo também não pretende parar. Ela vai se aposentar em um padrão e continuará trabalhando na Escola José Cavallin, no Sítio Cercado. “Estou na vice-direção dessa escola que trabalho desde 2013, não vou desapegar tão cedo”, brinca.
Ela conta que pretende preparar bons profissionais para ficar em seu lugar.
“Participar da gestão pública é ter responsabilidade com o dinheiro. Quero preparar pessoas boas para então pensar em me aposentar, de fato”, conta Sivonei.
Os participantes da reunião souberam também como funciona a Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba (AAPC). Os associados têm desconto de 0,6% no valor do provento de aposentadoria e podem participar de atividades variadas que têm valores especiais para aposentados vinculados à Associação.
Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (41) 3323-1044 ou pelo whatsapp (41) 98522 9158.