Greca é convidado para exposição Olhares de uma Cidade em Cerâmica

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca recebeu nesta segunda-feira (8/5) no Palácio 29 de Março o vereador Nori Seto e membros da comunidade nipo-brasileira. No encontro, Greca foi convidado a prestigiar a exposição Olhares de uma Cidade em Cerâmica, uma leitura de Curitiba com base na arte contemporânea.
A mostra conta com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná (CCIBJ-PR) e do Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão (ICCBJ).“Eu gosto muito de cerâmica e a arte tem que ser sempre renovada, vai ser um prazer comparecer à abertura da mostra”, declarou Greca.
A exposição celebra os 330 anos de Curitiba e será inaugurada no dia 11 de maio, no Museu Guido Viaro, com obras dos artistas visuais Cibele Meller Fatuch, Ieda Iane, Tomoko Miyazono, Leonardo Mercher, Luiz Zadorosny e Maria Fernanda Cafareli.
As peças representam diferentes perspectivas da cidade e podem ser vistas até o dia 17 de junho. O intuito da exposição é celebrar a história da capital paranaense pelo trabalho desses artistas visuais.
Amizade e cooperação entre as nações
Ainda durante o encontro, o prefeito foi presenteado com o livro 50 Anos de Convênio Paraná – Hyogo, onde consta uma mensagem do prefeito pelo convênio entre Curitiba e Himeji, cidades-irmãs. O livro celebra a amizade a cooperação entre a Província de Hyogo, no Japão, e o Estado do Paraná.
O jubileu de ouro entre os estados foi celebrado em 2020 e devido à pandemia da covid-19 o livro está sendo lançado apenas em 2023.
“É com grande alegria que eu recebo esses ilustres membros da cultura japonesa que registraram em livro essa linda irmandade e fazem memória do importante intercâmbio entre o Brasil e o Japão”, ressalta o prefeito.
Laura Tamaru, coordenadora do livro, explicou algumas particularidades da edição e falou sobre a flor símbolo da cidade, um tipo de margarida ilustrada na capa junto aos pinheiros, símbolo do Paraná. Os visitantes foram presenteados com o livro Paranismo.
Também participaram do encontro as autoras do livro, Tereza Rezende e Maria Helena Uyeda, e da comissão da publicação Hatiro Tamaru e Fujio Takamura; as artistas visuais Tomoko Miyazono, Ieda Iane, Maria Fernanda Cafareli e Cibele Meller Fatuch e o diretor do Departamento Técnico Legislativo da SGM, Rodrigo Ajuz.