Grande Curitiba

Curitibinha ganha medalha em torneio nacional de esgrima; atletas da orientação são convocados para a seleção brasileira

12 de maio de 2023 às 16:25
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Henrique Lopes, aluno do Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho, garantiu a primeira medalha, em torneios nacionais, do Projeto Esgrima da Praça Afonso Botelho, uma parceria entre Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Federação de Esgrima do Paraná e Academia Mestre Kato, que conta com apoio do Instituto Mais Esporte.

Henrique tem apenas 7 anos, é atleta do professor Ícaro Zagrobelny e conquistou o terceiro lugar na categoria Sabre Masculino U9. O curitibinha garantiu o lugar no podium no Torneio Internacional Infantil Mario Queiroz, que está acontecendo na Praça Oswaldo Cruz e é organizado pela Confederação Brasileira de Esgrima, com apoio da Prefeitura de Curitiba.

Ao todo, 14 alunos do Projeto Esgrima da Praça Afonso Botelho estão participando da competição e para o técnico Ícaro Zagrobelny a evolução dos alunos é bastante grande.

“Nosso projeto visa levar a esgrima para população, dar oportunidade para crianças e adultos aprenderem e conhecerem mais sobre esse esporte incrível, de forma lúdica e divertida. Poder participar de competições estaduais e nacionais amplia o horizonte dos alunos do projeto”, afirmou Zgrobelny.

Ainda restam vagas para quem quiser conhecer e começar a praticar esgrima no Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho. Basta acessar o portal curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br e se inscrever.

Crianças a partir dos 7 anos podem se inscrever e as aulas acontecem segundas e quartas feiras na modalidade espada e terças e quintas feiras na modalidade sabre.

Convocados na orientação

A Confederação Brasileira de Orientação convocou na última quinta-feira (11/05) cinco atletas incentivados pelo Programa de incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba para formar a Equipe Nacional para participar dos Jogos Mundiais Escolares Sub-15, a serem realizados no Rio de Janeiro-RJ, de 19 a 27 de agosto.

Os atletas da orientação Rayssa Camargo Sintz, 16 anos, Isabella Nunes do Amaral, 14 anos, Helena Roniak dos Santos, 16 anos, Davi Meduna Zen, 14 anos, e Bernardo Lopes Beiersdorf Rempel, 14 anos, serão os representantes de Curitiba na equipe brasileira.

Rayssa Camargo Sintz e Davi Meduna Zen, saíram do projeto E+E=10, do núcleo Regional Boqueirão e treinam na unidade militar 5° GAC Ap.

A orientação é um esporte no qual o atleta, de forma individual, percorre uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, tendo como obrigação passar por determinados pontos selecionados no terreno e descritos em um mapa distribuído a cada concorrente.

O Centro de Esporte e Lazer Carmo/Boqueirão também está com vagas abertas para quem pretende conhecer e praticar o esporte. As aulas acontecem nas segundas, quartas e sextas, das 9h às 11h e das 14h às 16h. As inscrições também podem ser realizadas pelo portal curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br