Grande Curitiba

5º Mutirão MEI ensina como ter a Prefeitura de Curitiba como cliente

18 de maio de 2023 às 17:08
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Na próxima quarta-feira (24/5), o Setor de Orgânicos do Mercado Municipal recebe o 5º Mutirão MEI, Micro e Pequenas Empresas de Curitiba, das 9h às 17h. Além de uma série de serviços ofertados gratuitamente para quem tem negócios, formalizados ou não, o Mutirão vai realizar um seminário para mostrar como os micro e pequenos empreendedores podem conquistar um grande cliente: a Prefeitura Municipal de Curitiba.

Com início às 10h, o seminário vai ensinar como fazer parte do cadastro de compras e fornecedores da Prefeitura para o Fundo Rotativo da Secretaria Municipal da Educação (SME). O Fundo repassa recursos financeiros para a aquisição de produtos e serviços para manutenção de rotina das escolas e CMEIs, sem burocracia.

“É um nicho de mercado interessante para quem quer expandir seu negócio. Neste Mutirão MEI, ofertamos essa oportunidade de apresentar aos MEIs, micro e pequenos esta possibilidade e já cadastrá-los como fornecedores da Prefeitura”, explica a coordenadora do Programa Curitiba Empreendedora, Letícia Justus.

Ela destaca ainda que, para o município, a vantagem é agilizar ainda mais a solicitação dos serviços e produtos, com fornecedores próximos de cada escola e CMEI.

As inscrições para o seminário e para o Mutirão MEI podem ser realizadas, gratuitamente, pelo site do Vale do Pinhão e pelo Guia Curitiba até a data do evento (24/5).

Manutenção de escolas e CMEIs

No ano passado, Curitiba destinou R$ 18,5 milhões para o Fundo Rotativo. Os pagamentos são feitos aos fornecedores na entrega do produto ou do serviço. Entre as demandas contempladas, estão o fornecimento de materiais de papelaria, limpeza e informática; e serviços de manutenção, com eletricistas, pintores, etc.

Durante o seminário, equipe do Departamento de Licitação e Gestão de Compras de Curitiba vai cadastrar os empreendedores no sistema E-compras, para que sejam informados de editais e comunicados de solicitação de serviços e produtos para as escolas e CMEIs da cidade.

O 5º Mutirão MEI, Micro e Pequenas Empresas de Curitiba é uma das ações do Programa Curitiba Empreendedora, do Vale do Pinhão, por meio da Prefeitura de Curitiba e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, em parceria com o Sebrae-PR.

Em um só lugar

Além do seminário, o 5º Mutirão MEI vai reunir, no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal, instituições do Município, Estado e União que vão prestar serviços de orientação e atendimento para formalização e regularização dos negócios de MEIs, micro e pequenos negócios.

O Mutirão terá a presença das equipes dos nove Espaços Empreendedor de Curitiba, que farão atendimento relacionados às secretarias municipais do Urbanismo (SMU), da Educação (SME), de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap, com Compras Públicas e Licitações) e da Saúde (SMS, com a Vigilância Sanitária), procuradoria-geral do Município (PGM, com Dívida Ativa); Corpo de Bombeiros, Receita Estadual e Receita Federal; Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); e instituições financeiras.

Serviços ofertados durante o 5º Mutirão MEI:

  • Formalização e regularização do MEI
  • Regularização de débitos
  • Emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS)
  • Consultorias em Finanças e Planejamento, Marketing e Marketing Digital
  • Análise de crédito e financiamentos, por instituições financeiras e cooperativas de crédito
  • Orientação sobre licenças sanitária e do Corpo de Bombeiros
  • Análise e regularização de contribuições previdenciárias (INSS)
  • Consulta Prévia de Viabilidade (CPV), que analisa se o imóvel do empreendimento está apto a receber a atividade, respeitando o zoneamento urbano
  • Encontro de Negócios (14h)
  • Auxílio na Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), que deve ser enviado até 31/5

Serviço: 5º Mutirão MEI, Micro e Pequenas Empresas

Local: Mercado Municipal de Curitiba – Setor de Orgânicos (entrada pela Rua da Paz, 608)
Data: 24 de maio (quarta-feira), das 9h às 17h
Inscrições: gratuitas, pelo site do Vale do Pinhão ou do Guia Curitiba