Ação de Empregabilidade oferece 650 vagas para pessoas com deficiência em Curitiba
COM ASSESSORIAS – O Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria do Governo Municipal (SGM) vai promover, no dia 6 de junho, em Curitiba, a 2ª Ação de Empregabilidade (PcD). Organizada em parceria com a FAS (Fundação de Ação Social de Curitiba), a ação acontece no auditório da Rua da Cidadania Boa Vista, em dois períodos: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.
Serão ofertadas 650 vagas requisitadas por 14 empresas credenciadas nesta edição, entre elas, para atendente de lanchonete, operador de produção, auxiliar administrativo, auxiliar de cobrança, auxiliar de laboratório, auxiliar de almoxarifado, auxiliar de boutique, operador de telemarketing, analista fiscal, economista, analista de Recursos Humanos, analista de produtos bancários, assistente de mídias sociais.
A iniciativa busca estimular e intensificar as contratações de pessoas com deficiência em Curitiba, ao lançar, em conjunto, ações exclusivas de sensibilização, informação e orientação à população.
“Com a descentralização dos mutirões, ampliamos as oportunidades e a política pública desenvolvida pela Prefeitura de Curitiba, em atenção às pessoas com deficiência, que ganha ainda mais visibilidade. Além disso, as regionais são valorizadas, permitindo o acesso mais facilitado a quem busca inserção em uma atividade profissional com carteira de trabalho assinada e também o cumprimento da lei, por parte das empresas, sobre a exigência legal para contratação de pessoas com deficiência”, disse a administradora Regional, Janaina Lopes Gehr.
Plano de Direitos
Prevista no Plano Decenal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, esta é a segunda Ação de Empregabilidade promovida em 2023. A primeira foi realizada em março, durante as comemorações do aniversário de Curitiba, na sede do Departamento das Pessoas com Deficiência, no bairro Cristo Rei.
O evento na Regional do Boa Vista no dia 6 de junho abre o cronograma de ações voltadas para empregabilidade e inclusão social, nas demais regionais do município.
“Estamos descentralizando o evento (Ação de Empregabilidade) ao levar para as Administrações Regionais, porque já promovíamos aqui, no departamento (dos Direitos da Pessoa com Deficiência). Com isso, nosso objetivo é levar essas feiras, para mais perto das pessoas com deficiência, para quem busca vagas no mercado de trabalho”, destacou Denise Maria Amaral de Oliveira Moraes, diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Central de Libras
A ação também contará com o apoio de interpretes da Central de Libras do Departamento, para auxiliar o atendimento das empresas participantes durante as entrevistas e os encaminhamentos para as vagas exclusivas para pessoas com deficiência. A Fundação de Ação Social realizará encaminhamentos para as vagas cadastradas no Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Adriano Benedito Laurindo, do Setor de Empregabilidade, reforçou o caráter legal e a amplitude de vagas ofertadas no evento. “Trata-se de uma ação para promover o encontro das empresas, que, por lei, devem ter vagas reservadas para trabalhadores com deficiência”, disse.
Novo cadastro
Outras empresas interessadas em divulgar vagas para pessoas com deficiência nos próximos eventos já podem entrar em contato com o Departamento de Direitos da Pessoa com Deficiência, no telefone (41) 3221-2265 ou pelo e-mail: [email protected].
Serviço: Segunda Ação de Empregabilidade – PcD
Data: dia 6 de junho, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h
Local: Auditório da Rua da Cidadania Boa Vista (Av. Paraná, 3.600 – Bacacheri)