Grande Curitiba

Boqueirão Fashion ganha nova marca e cresce para promover o sonho de jovens talentos em Curitiba

6 de junho de 2023 às 12:06
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O Boqueirão Fashion Day ganhou uma nova marca e a programação será estendida em duas fases repletas de atrações, no mês de julho. A agenda inclui casting para escolha dos modelos, desfile de peças exclusivas, oficinas da moda, encontro da cadeia produtiva e exposição fotográfica. Organizado pela Regional Boqueirão, o evento será chamado, a partir desta edição de 2023, de Boqueirão Fashion – Semana da Moda de Curitiba.

A expansão da atividades resulta do sucesso dos eventos anteriores, nível de produção, engajamento social e o interesse recorrente da comunidade pelos desfiles, com repercussão também em divulgação na mídia. “Nós atendemos a um pedido do prefeito Rafael Greca para ampliar a programação para uma semana inteira e, com isso, consequentemente, adequamos a marca ao formato do novo evento”, destacou o administrador regional, Ricardo Alexandre Dias.

Novos talentos

Com apoio dos lojistas da Rua Bley Zornig, conhecida como a Rua das Malhas e polo de tecidos para confecções do bairro, o Boqueirão Fashion se caracteriza ainda pelo aspecto promocional da moda na cidade e pelo estímulo à economia criativa e ao comércio local.

Os desfiles também possibilitam a descoberta de novos talentos e oportunizam o sonho de muitos jovens em vivenciar o universo da moda dentro da própria comunidade.

Casting

Nesta edição, o casting (escolha dos modelos) acontece no dia 24, a partir das 14h, no Ginásio de Esportes da Rua da Cidadania do Boqueirão. Serão selecionados, ao menos, dez moradores para o desfile.

Os escolhidos ganharão treinamento para desfilar no evento e serão convidados a compor o time das escolas e agências de moda participantes. Para fazer a inscrição ao casting, basta clicar NESTE LINK e preencher o cadastro. O registro para as oficinas será pelo sistema Aprendere em parceria com a FAS (Fundação de Ação Social de Curitiba).

Abertura oficial

A abertura oficial do evento será no dia 24 de julho, às 19h30, na passarela da Rua da Cidadania. O evento vai envolver cerca de 600 pessoas na organização. O objetivo do Boqueirão Fashion é ainda promover e valorizar a circularidade das roupas, a cadeia produtiva regional e estimular o apreço da população pela arte e cultura estética.

Serão realizados durante toda semana de moda oito desfiles, com formatos coletivos e individuais. Subirão à passarela 60 modelos (dez new faces e 50 profissionais) e 1.100 pessoas da comunidade vão participar da produção do evento anual. A iniciativa conta com apoio de instituições de ensino, lojistas e comerciantes do polo de tecidos e itens de confecção do bairro Boqueirão.

Polo têxtil

O Boqueirão é reconhecido como polo têxtil em Curitiba. O bairro reúne mais de 600 malharias, lojas de tecido e de tecelagem.

Especialmente na Rua Bley Zornig, estão concentradas grandes confecções e costureiras autônomas que oferecem diversidade de produtos, itens exclusivos e preços variados. O Boqueirão Fashion representa essa essência e consegue validar a natureza do bairro em uma relação estreita com a moda e com os serviços de atacado e varejo de roupas e tecidos exclusivos na região.
Programação do Boqueirão Fashion – Semana de Moda de Curitiba

• CASTING ABERTO – 24 de junho, às 14h.

Local – Ginásio da Esportes da Rua da Cidadania do Boqueirão
As modelos escolhidas ganharão treinamento para desfilar no evento e serão convidadas a compor o casting das escolas e agências participantes.

• EXPOSIÇÃO FAS – 24 de julho. Abertura às 19h30

Local: Passarela da Rua da Cidadania
Exposição fotográfica produzida por jovens produtores de moda com o objetivo de ressignificar e valorizar as peças de vestuário doadas para a Fundação de Assistência Social de Curitiba (FAS). Serão 38 painéis usando a cidade de Curitiba como temática e mostrando peças de roupas doadas pela população. A valorização dessas peças contribui para a autoestima de quem as recebe e ressignifica o processo de doação.

• ENCONTRO CADEIA PRODUTIVA DA MODA – 25 e 26 julho

Local – Ginásio da Esportes da Rua da Cidadania do Boqueirão
Tem como objetivo promover intercâmbio entre os componentes da cadeia produtiva da moda de Curitiba. Participam fornecedores de produtos e serviços. A ação tem parceria com o Sebrae.

• OFICINAS DE MODA – 25 e 26 de julho, das 14h às 18h

Local – Ginásio da Esportes da Rua da Cidadania do Boqueirão
Participação gratuita com certificação para participantes. Evento tem parceria escolas de moda e Sebrae, com duas a três oficinas por dia. As oficinas da moda terão cursos de customização em jeans com apoio do Senai e o suporte das escolas do segmento.

• DESFILES – 27 e 28 julho, às 19 horas

Local: Passarela da Rua da Cidadania
Serão oito desfiles nos formatos coletivos e individuais, com presença de 60 modelos (dez new faces e 50 profissionais). A organização estima um público de 1.100 pessoas por desfile.