Feiras de Inverno movimentam o Centro de Curitiba e são um bom passeio para o feriado
COM ASSESSORIAS – As esperadas Feiras Especiais de Inverno da Prefeitura de Curitiba começaram nesta quarta-feira (7/6) nas praças Osório e Santos Andrade, aumentando o movimento de moradores e turistas no Centro da cidade. Já tradicionais, as feiras são um ponto de encontro de fãs da gastronomia da época e do artesanato temático.
Ao explorar a feira da Praça Osório, os visitantes encontram 22 barracas de artesanato relacionadas à estação, cuidadosamente dispostas antes e depois do chafariz. Também é possível encontrar uma variedade de comidas típicas, quatro barracas exclusivas oferecem deliciosas opções de pinhão e quentão.
As feiras estarão abertas ao público até 15 de julho e quem visitar a da Praça Santos Andrade vai poder desfrutar de seis barracas que oferecem uma ampla seleção gastronômica e opções para compras.
Robertson Alfredo Guimarães e a namorada, Irene Haluch, são frequentadores tradicionais da feirinha de inverno da Osório. “Nós adoramos o clima da feirinha e a gente vem todos os anos”, comenta Robertson. Irene aproveita para mostrar as compras, roupinhas novas para a pet, pinhão in natura e um descascador de pinhão. “Ainda vamos dar mais umas voltas e quem sabe comprar mais algumas coisas”, declara Irene.
Gastronomia típica
Luciana D’almeida Santos não perde uma feirinha. Moradora do Boa Vista, ela se programou para a abertura na Osório e levou para casa diversos doces típicos: bolo de milho, curau, pamonha e doce de milho com coco.
“Eu adoro as feirinhas, venho em todas, de inverno, Páscoa, Natal, sou uma frequentadora assídua. O clima da feira, os produtos artesanais, comidinhas, gosto de tudo”, ressalta Luciana.
A curitibana Maria Eduarda Túlio levou o marido Kauê de Abreu e o filho Pietro, de apenas 4 meses, para conhecerem a feirinha. Os moradores de Santa Felicidade aproveitaram para tomar um quentão enquanto faziam as compras.
“Essa é a minha primeira vez na feirinha, quero conhecer tudo e aproveitar para comer pastel, pinhão e experimentar uma pamonha. Eu morava em São Mateus e lá não tem essas coisas”, explica Kauê.
Sabores do campo
Os pinhões in natura estão sendo vendidos em uma carroça, trazendo o clima do campo para o coração da cidade. O passeio é uma ótima oportunidade para vivenciar uma experiência que combina sabores, cultura e arte.
As feiras fazem parte da programação Inverno Curitiba, que traz um itinerário repleto de atrações, incluindo música e economia criativa.
Serviço: Feiras Especiais de Inverno
Praça Osório – De segunda a sábado, das 10h às 21h, e domingo, das 14h às 20h
Praça Santos Andrade – De segunda a sábado, das 10h às 20h, e domingo das 12h às 18h30