Grande Curitiba

Prova Curitiba envolve 57,2 mil estudantes das escolas municipais

16 de junho de 2023 às 11:11
(Foto: Luiz Costa/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nesta semana, 57.259 estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais participam da Prova Curitiba, instrumento da Secretaria Municipal da Educação para o planejamento e direcionamento das ações pedagógicas.

A aplicação da prova começou nesta segunda-feira (12/6) e vai até esta sexta (16/6). A primeira avaliação foi de Língua Portuguesa. Os estudantes também realizaram os exames para Produção de Texto e Matemática.

“A Prova Curitiba é uma avaliação de larga escala da rede municipal, exclusiva de Curitiba. Com o resultado, identificamos os pontos fortes e as áreas em que é necessário reforçar ações para, assim, melhorarmos continuamente a qualidade do ensino”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, que acompanhou a prova na Escola Municipal Mirazinha Braga, no Bom Retiro.

Na unidade, o estudante Enzo Gabriel Domingues de Oliveira, de 10 anos, fez a prova de Língua Portuguesa. Ele estuda na Mirazinha Braga há 5 anos. “Conheço a diretora, todas as professoras e já estudei em todas as salas”, isse Enzo, que está confiante no resultado. “Acho que a minha nota será 9”, comemorou.

Evelin de Souza Camargo, 8 anos, considerou a prova fácil. “Os professores nos preparam para a prova”, disse. Ela conta que gosta de Português, mas a matéria preferida é Matemática.

As provas são aplicadas nos turnos da manhã e tarde. Cada lote das provas é entregue lacrado e só pode ser aberto em sala de aula pelo professor.

Estratégias

A Prova Curitiba foi instituída em 2018 e realizada inclusive durante os anos da pandemia da covid-19. O exame aponta questões sobre planejamento e currículo, além de proporcionar reflexões sobre metodologias e estratégias de ensino. Entre os resultados também está a elaboração de ações formativas para os professores.

Os resultados obtidos permitem que sejam conhecidas pontualmente tanto as potencialidades quanto as fragilidades dos estudantes e dos conteúdos e critérios de ensino-aprendizagem previstos no Currículo do Ensino Fundamental: Diálogos com a BNCC.