Debate sobre integração metropolitana reuniu 22 câmaras municipais em Curitiba
“Precisamos de linhas de ação integradas e organizadas, para atacar os problemas que são comuns aos nossos municípios”, reconheceu o vereador Marcelo Fachinello (Pode), presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na abertura do 1º Encontro dos Parlamentos da Região Metropolitana de Curitiba, realizado nesta quarta-feira (21) na capital do Paraná. Atingindo a lotação máxima do auditório da CMC, com 150 pessoas presentes, o evento teve representantes de 22 câmaras municipais da RMC.
“Ficamos felizes que as inscrições esgotaram com antecedência”, disse Fachinello aos presentes, lembrando que eventos desse tipo são cada vez mais importantes para otimizar os serviços públicos prestados à população. “Os municípios da RMC compartilham habitantes, trabalhadores todos os dias. Sabemos que as cidades têm suas agendas locais, que os desafios de capital são de tamanho diferente, mas as soluções são comuns”, defendeu o presidente da Câmara de Curitiba. Ele e Osias Moraes (Republicanos) coordenaram os trabalhos.
Fachinello explicou que a ideia do evento era propiciar o diálogo entre políticos, sociedade civil e universidades. Para isso, foram organizadas três palestras, começando com Eduardo Pimentel, secretário estadual das cidades e vice-prefeito de Curitiba, seguido pela advogada Mariane Lubke, presidente da Comissão de Gestão Pública da OAB-PR e pelo professor da UTFPR, Antônio Gonçalves de Oliveira. As falas foram transmitidas ao vivo no canal da CMC no YouTube. Antes, a CMC inaugurou os pontos de coleta da campanha Tampinha Paraná.
Fonte: Câmara Municipal de Curitiba