Grande Curitiba

Greca e ministra do Esporte, Ana Moser, abrem encontro de secretários

22 de junho de 2023 às 12:02
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Secretários municipais de esporte de todo país reunidos em Curitiba vão conhecer os projetos que o Ministério do Esporte disponibiliza para estados e municípios e os requisitos necessários para elaboração de projetos da Lei de Incentivo Federal ao Esporte.

O II Encontro Nacional de Secretários e Secretarias de Esporte começou quarta-feira (21/6) e vai até sexta (23/6), no Canal da Música, nas Mercês, e será também oportunidade de troca de experiências entre os participantes.

A abertura contou com a participação da ministra do Esporte, Ana Moser, do prefeito Rafael Greca, do secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr, do secretário de Estado de Esporte, Hélio Wirbiski, e nomes nacionais de várias modalidades do esporte no país.

Participam secretários de 202 cidades das cinco regiões do país, representantes de todos os estados da federação e campeões olímpicos e paralímpicos.

Protocolo de intenções

Na cerimônia de abertura, foi assinado um protocolo de intenções entre a Smelj e a Secretaria Municipal dos Esportes de São Paulo, e também pela ministra Ana Moser, prevendo troca de experiências, programas de intercâmbio, desenvolvimento de projetos esportivos em conjunto, com foco na identificação e formação de jovens talentos e no apoio a atletas de alto rendimento.

“O objetivo maior desse intercâmbio é desenvolver trabalhos que vão melhorar a qualidade de vida de muitas de pessoas pelo esporte e a atividade física”, afirmou Pijak.

Curitiba, capital do esporte

Na sua fala, o prefeito Rafel Greca comemorou a vinda da ministra Ana Moser a Curitiba e dividiu com todos a alegria pelo lançamento do mais novo projeto de esporte na capital. Ana é ex-jogadora que brilhou na Seleção Brasileira de Vôlei.

“Estou muito feliz pelo fato de Curitiba sediar o encontro nacional de secretários de esportes com a presença da ministra Ana Moser, que é uma lenda do esporte brasileiro. Nós queremos que Curitiba seja a capital do esporte”, disse o prefeito.

Nadando com Daniel Dias

O lançamento do programa Nadando com Daniel Dias foi na quarta-feira (21/6), com o batismo da piscina da Praça Oswaldo Cruz com o nome de Berek Krieger. O programa cria nas regionais Bairro Novo, Boqueirão, Boa Vista, Cajuru, Santa Felicidade e Matriz 32 novas vagas: oito vagas para pessoas com deficiência intelectual; quatro para pessoas com deficiência visual; quatro para pessoas com deficiência auditiva; oito para pessoas com autismo, e oito para pessoas com deficiência física.

O plano foi criado para atender pessoas que apresentem deficiência de forma permanente. A ideia é usar a natação como instrumento para aprimorar os aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais. Com isso, auxiliar no desenvolvimento geral dos alunos.

Greca explicou que defende a tese de que todas as cidades devem seguir como modelo a visão do esporte como fator de igualdade e oportunidade para todos.

Estrutura elogiada

Ana Moser elogiou a estrutura de esporte existente em Curitiba e no Sul do país e defendeu que é preciso lutar para este mesmo nível seja estendido para demais regiões brasileiras.

Difusão do esporte

A ex-campeã de vôlei citou que assumiu o Ministério dos Esportes com a missão de ampliar o número de participantes de esportes no Brasil, um desafio que ela considera grandioso levando em conta o tamanho do Brasil e a diversidade das regiões.

“É uma tarefa que exigirá muitos braços e uma das razões de estarmos aqui em Curitiba é para conversar com os secretários de esportes das cidades e mostrar o que nós estamos planejando para criar um sistema nacional de esporte”, explicou.

Campeões marcam presença

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito teve a oportunidade de conhecer o campeão brasileiro de vôlei Rodrigo Santana, o Rodrigão, que integrou as equipes que conquistaram a medalha de ouro na Olimpíada de 2004 (Atenas) e de prata nos jogos de 2008 (Pequim) e 2012 (Londres).

Greca também ganhou uma camisa da Seleção Brasileira de Punhobol, com seu nome estampado. O presente foi entregue pelo presidente da Confederação Brasileira de Punhobol, Júlio Ebert, que pediu a torcida do prefeito pela seleção, que vai em busca do tricampeonato de Punhobol no torneio que será disputado na cidade alemã de Mannheim, de 22 a 29 de julho.

A ministra Ana Moser, o campeão de natação paraolímpico Daniel Dias e a presidente do Fórum Nacional de secretários municipais de Esporte e secretária municipal de Esportes de Aracaju, Mariana Dantas, foram presenteados com sombrinhas da loja #CuritibaSuaLinda.

Depois da execução do Hino Nacional e do Hino de Curitiba pela Orquestra à Base de Cordas e o maestro João Egashira, foi dado início aos trabalhos do encontro com as participações do triatleta Juraci Moreira Júnior e do multicampeão de natação paralímpico Daniel Dias.

Presenças

Participaram também da abertura do evento a presidente da FAS, Maria Alice Erthal; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a secretária executiva do Ministério dos Esportes, Juliana Picoli Agatte; os vereadores Alexandre Leprevost, Beto Moraes, João da Loja 5 Irmãos, Leônidas Dias, Marcelo Fachinello, Mauro Bobato, Mauro Inácio, Herivelto Oliveira, Osias Moraes, Pier Petruzziello, Serginho do Posto, Tico Kuzma e Sidnei Toaldo; o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr; o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Gustavo Chaves Brandão; e o presidente da Associação Brasileira de Secretários Municipais de Esporte, Humberto Panzetti.

Serviço e programação

Local: Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês)

QUINTA-FEIRA (22/6)

9h – Palestra O Fórum Estadual de secretários de esporte e as contribuições para o desenvolvimento do Plano Nacional do Esporte – Mariana Dantas
9h40 – Case São Paulo – Carlos Vianna
9h55 – Palestra motivacional com o campeão paralímpico de canoagem Fernando Rufino
10h40 – Palestra A Matriz da Excelência, com o campeão olímpico de voleibol André Heller
14h – Case Paranavaí (PR) – secretário Rafael Otaviano
14h10 – Case Manaus (SM) – secretário Aurilex Moreira
14h20 – Palestra Oficina de elaboração de projetos da Lei de Incentivo Federal – Michelle Vinecky, diretora de Políticas de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte
Sala Meio Ambiente
17h15 – Apresentação de modalidades esportivas – Duoball, Pickleball e Punhobol.
Salão de Atos
14h – Palestra Lei Geral e a formação do Sistema Nacional do Esporte – Cassia Damiani, diretora do Esporte Educacional
14h50 – Case Piraquara (PR) – secretária Ana Tesseroli
15h – Palestra Formação de Conselhos Municipais e Estaduais de Esporte: importância e diretrizes para sua criação – Professores Humberto Panzetti e Natasha Lise
15h45 – Case Itabirito (MG) – secretário Rafael Rondow
15h55 – Case São Paulo (SP) – Associação do Secretários Municipais do Estado de São Paulo – secretário executivo Mauzler Paulinetti
16h05 – Case Recife (PR) – Gabriel Morais e Gabriel Perussi
16h15 – Palestra Curitiba Capital do Esporte – coronel Helena e secretário Carlos Eduardo Pijak Jr.
Sala Meio Ambiente

16h45 – Apresentacão de modalidades esportivas – Duoball, Pickleball e Punhobol.

SEXTA-FEIRA (23/6)

9h – Palestra – Experiências de uma campeã mundial em ações de iniciação esportiva na Prefeitura de Curitiba – Campeã Mundial de basquete Prof. Dalila Bulcão
9h30 – Case Belém (PA) – secretário Cássio Andrade
9h40 – Case CBDU – presidente Luciano Cabral
9h50 – Palestra Atuação do Profissional de Educação Física no Desenvolvimento da Sociedade – professor Gustavo Brandão, presidente do CREF9/PR
10h15 – Palestra – O Futebol feminino no Brasil: ações necessárias para seu desenvolvimento – Marina Toscano, ex-jogadora da Seleção Brasileira de Futebol
10h45 – Palestra Em busca do golpe perfeito – Tiago Camilo, medalhista olímpico e campeão mundial de judô
Tarde – Salão Barigui
14h – Case Ouro Preto (MG) – Bruno Ocelli
14h10 – Case Itabira (MG) – Natalia Lacerda
14h20 – Palestra Oficina de elaboração de projetos da Lei de Incentivo Federal – Michelle Vinecky, diretora de Políticas de Incentivo ao Esporte Ministério do Esporte
Salão de Atos
14h – Case Poços de Caldas (MG) – secretário Fernando dos Santos
14h10 – Apresentação de projetos de referência do Governo do Estado do Paraná – secretário Estadual de Esporte Helio Wirbiski
14h40 – Case Cidade Educadora – Maria Silvia
14h50 – Case Confederação Badminton – presidente José Roberto Campos
15h – Palestra O Instituto Inteligência Esportiva e a importância dos dados para o desenvolvimento de políticas públicas no esporte – Pro-Reitor da UFPR Prof. Fernando Mezzadri
15h45 – Case Laranjeiras do Sul (PR) – secretário Rafael Nascimento
15h55 – Palestra Projetos do Ministério do Esporte: apresentação e possibilidades para Estados e Municípios – Prof. Cassia Damiani