Fórum Curitiba sobre Mudanças Climáticas debate os impactos ambientais nas grandes cidades
COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal do Meio Ambiente promoveu, no dia 21 de junho, a 1ª Reunião do Fórum Curitiba sobre Mudanças Climáticas 2023. O encontro ocorreu de modo virtual e contou com a participação da equipe de pesquisadores do Projeto Ciadapta. O evento fez parte da programação do Mês do Meio Ambiente, que a Prefeitura promove ao longo de junho
O projeto, financiado pelo CNPq, é formado por uma ampla rede interdisciplinar de pesquisadores de diversas instituições acadêmicas, que têm buscado avaliar impactos climáticos em grandes centros urbanos no Brasil e compreender como as cidades brasileiras têm incorporado a questão climática nas suas agendas.
Pesquisa
Durante a reunião, os pesquisadores Gabriela Marques Di Giulio, da Universidade de São Paulo (USP), e Marcos Paulo Fuck, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), apresentaram os resultados preliminares do Projeto Ciadapta.
O diretor de Mudanças Climáticas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Felipe Maia Ehmke, explicou que os participantes do Fórum se reunirão para continuar com os debates.
“Acredito que essa interação entre todos os participantes deve ser contínua, alinhada e integrada. Para que os vários atores participantes do projeto e as pesquisas científicas ajudem na criação das políticas públicas ambientais”, explicou Ehmke.
Para o superintendente de Controle Ambiental, Ibson Gabriel Martins de Campos, a integração com as cidades da região metropolitana é fundamental para o sucesso das políticas públicas ambientais de Curitiba.
“O trabalho apresentado neste Fórum foi muito relevante, uma oportunidade para discutirmos e somarmos esforços na preocupação de Curitiba e de todo o planeta com o impacto que as mudanças climáticas podem representar, principalmente nas áreas urbanas”, afirmou.
O Fórum Curitiba
O Fórum Curitiba sobre Mudanças Climáticas, presidido pela secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, é constituído por membros designados pelas instituições e órgãos em acordo ao Decreto Municipal nº 572/2019, tendo por objetivo debater e propor medidas de mitigação e adaptação às inevitáveis mudanças climáticas para a cidade de Curitiba, por meio de recomendações técnicas encaminhadas ao prefeito.
Participaram da reunião representantes da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e da Casa Civil do Governo do Paraná, Copel, Sanepar, Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Sistema FIEP, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR), Ambiens Sociedade Cooperativa, Sociedade de Pesquisa em Vida Silvestre (SPVS), Agência Curitiba de Desenvolvimento S.A, Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), Universidade de São Paulo – USP, Universidade Positivo – UP, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Universidade Federal de Itajubá – Unifei, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, além de representantes dos seguintes órgãos e secretarias municipais: Governo Municipal, Defesa Social e Trânsito, Meio Ambiente, Urbanismo, Finanças, Obras Públicas, Saúde e Educação, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e Procuradoria-Geral do Município.