Grande Curitiba

Curitibinhas plantam amores-perfeitos e bocas-de-leão na inauguração da Escola de Flores Flora

28 de junho de 2023 às 10:59
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Os curitibinhas das escolas municipais vão aprender a plantar e cultivar flores para deixar a cidade cada vez mais bonita e sustentável. Nesta terça-feira (28/6), o prefeito Rafael Greca inaugurou a Escola de Flores Flora, que fica no Horto Municipal do Guabirotuba.

A Flora é uma das personagens da Família Folhas e agora também vai repassar informações sobre técnicas de produção vegetal e conservação ambiental, como fez com os estudantes da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva, do Cajuru, os primeiros a plantar no local.

“Queremos colocar a sustentabilidade na cabeça das crianças. Quanto mais verde, melhor será a cidade do futuro”, disse o prefeito Rafael Greca ao ver os estudantes plantarem bocas-de-leão e amores-perfeitos. “Curitiba é uma cidade sustentável e que não tem medo das mudanças climáticas”, completou Greca.

Berçário das flores

O Horto Municipal do Guabirotuba é responsável pela produção de todas as flores que embelezam o Jardim Botânico, o calçadão da Rua XV, parques, praças e ruas de Curitiba. Por ano, são produzidas 2,5 milhões de flores no local.

“Esse Horto Municipal é como um berçário, onde as flores crescem, germinam e depois vão para as ruas. Aqui vocês vão aprender tudo isso”, explicou Greca durante a aula inaugural que deu para as crianças da escola Ayrton Senna. Os personagens da Família Folhas também participaram das ações da inauguração.

O projeto de educação ambiental será direcionado para os estudantes do 4º e 5º anos da rede municipal de ensino, dentro do programa Linhas do Conhecimento da Secretaria Municipal da Educação.

Arborização

Na ocasião, o prefeito Rafael Greca também inaugurou o novo Sistema de Produção de Árvores para Arborização Pública Viária. A nova técnica, usando varais, vai deixar as plantas maiores e mais resistentes a intempéries e vandalismo, além de reduzir o tempo entre a semeadura e o plantio.

A novidade vai ajudar a cidade a alcançar, também com maior rapidez, as metas anuais do desafio 100 Mil Árvores para Curitiba. “Esse novo sistema vai melhorar o desenvolvimento das raízes das mudas das árvores. As raízes ficarão mais elevadas e mais resistentes aqui no Horto e nas ruas. Estamos juntando inovação com sustentabilidade para fazermos o melhor para nossa cidade”, explicou a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.

Presenças

Também participaram da inauguração da Escola de Flores Flora o superintendente de Controle Ambiental do Meio Ambiente, Ibson Gabriel Martins de Campos; o superintendente de Obras e Serviços do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff; o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Ferraz Evaristo de Paula; o administrador regional do Cajuru, Narciso Doro Junior; os vereadores Mauro Bobato, Rodrigo Reis e Sidnei Toaldo; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; e servidores das secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação.