Grande Curitiba

Atenção, professores: Prefeitura de Curitiba inicia etapa de entrega de documentos para quem passou em concurso

4 de julho de 2023 às 11:21
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Curitiba começou nessa segunda-feira (3/7) uma importante etapa que antecede a nomeação e posse de novos servidores da Educação. Profissionais do magistério – Docência I foram convocados para a entrega da documentação, conforme estabelece o edital do concurso público de 2022.

Só para esta segunda e terça-feira (3 e 4/7) foram convocados 179 profissionais. As reuniões estão sendo realizadas no auditório do Edifício Delta, no Alto da Glória, e são conduzidas pela equipe da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação.

Cerca de 60 pessoas compareceram às reuniões de segunda-feira, entregaram a documentação exigida e já tiveram seus exames médicos admissionais agendados. Os exames são etapa do concurso e eles indicam se o profissional está fisicamente apto para as atividades.

“Tenham muito cuidado quanto ao horário no dia da consulta de vocês. Compareçam dez minutos antes, pois esta etapa é eliminatória”, recomendou a representante da Saúde Ocupacional, Sandra Mirian Nascimento.

A coordenadora da Unidade de Concursos do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal da Smap, Silvana de Oliveira Vieira da Cruz, orientou os aprovados para que acompanhem a divulgação dos editais pelo site da Prefeitura de Curitiba. Ela informou ainda que as possibilidades de unidades e turno de trabalho serão indicadas pela Secretaria da Educação no dia da posse.

Esforço e recompensa

A professora Mariana Quezini contou que passar no concurso exigiu muito esforço. “Fiz cursinho e estudei muito para estar aqui, vou valorizar”. Com dez anos de profissão voltados ao ensino na rede de ensino particular, a professora de 32 anos está motivada para a nova fase. “Me sinto preparada para entrar no Município. Trago muitas aprendizagens de outros locais que trabalhei e quero somar aqui”, completa.

John Fiorese, de 34 anos, foi aprovado em concursos de duas cidades da Região Metropolitana, mas escolheu ficar na Capital: “Minha orientadora do mestrado incentivou em minha decisão. Curitiba é o melhor lugar para se trabalhar. Por isso, hoje estou aqui”, comemorou.

Para ele, a experiência de 16 anos não alivia a ansiedade. “Estou muito ansioso, mas aquela ansiedade boa, sabe? Conhecer a escola, os alunos, a nova rotina. É a recompensa de todo um esforço, estou muito feliz”, completa.

Tranquilidade

Carolina Fernandes, de 29 anos, é servidora da Prefeitura de Curitiba há dez anos em um padrão. “Resolvi fazer o concurso para o segundo padrão porque isso fará diferença na minha aposentadoria. Estou pensando lá na frente”, declara ela, ao lembrar que ingressou no quadro muito jovem. “Eu tinha 19 anos.”

Atualmente ela é diretora do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Itacolomi Sabará, no bairro CIC. Carolina destaca algumas vantagens da Prefeitura de Curitiba. “Além da estabilidade que o serviço público proporciona, temos a oportunidade de fazer vários cursos e contamos com o apoio dos núcleos regionais e dos departamentos da Secretaria da Educação. Temos uma rede que dá suporte ao nosso trabalho”, resume.

Fique de olho

Os candidatos aprovados no concurso público devem ficar atentos a novas convocações. Embora a Smap entre em contato por telefone e e-mail, a orientação é para que os profissionais vejam regularmente as novas publicações no site da Prefeitura de Curitiba.