Grande Curitiba

Greca recebe bancada municipal do PT e debate demandas de Curitiba para Brasília

4 de julho de 2023 às 11:12
(Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca recebeu, nesta segunda-feira (3/7), representantes da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal de Curitiba.

No encontro, no Palácio 29 de Março, Greca debateu com os parlamentares petistas as demandas da capital junto ao Governo Federal, já feitas na semana passada ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para as áreas de mobilidade, esporte, saúde e educação.

Participaram do encontro os vereadores Ângelo Vanhoni, Professora Josete e Giorgia Prates e o secretário de Governo Municipal e presidente do IPPUC, Luiz Fernando Jamur. A reunião é preparatória de um encontro de membros do governo federal, que ocorrerá na sexta-feira (7/7), na Assembleia Legislativa do Paraná, para tratar destes temas.

Demandas

Entre as demandas de Curitiba junto ao governo federal estão a liberação dos recursos para a execução das obras de dois trechos da Linha Verde (trecho Norte e Contorno Sul), que já têm projetos executivos concluídos e encaminhamentos aprovados junto à União dentro do Programa PAC 2 – Pacto pela Mobilidade.

Também na área de mobilidade, é solicitado o aporte de recursos para o financiamento dos terminais de transporte Vila Oficinas, Capão da Imbuia e CIC, no itinerário do BRT Leste-Oeste, e os terminais Campina do Siqueira e Hauer, por onde irá circular o Inter 2. Esses terminais serão contrapartidas ao Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, contratado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o New Development Bank (NDB)

São intervenções públicas de grande porte, as maiores realizadas na história recente de Curitiba, com potencial para gerar mais de 70 mil empregos entre diretos, indiretos e induzidos ao longo dos próximos cinco anos.

Saúde

Também compõem a lista de pedidos de atenção do governo federal o aporte de recursos de convênios nas áreas da Saúde, do Esporte e Lazer e da Educação na capital paranaense.

Na Saúde, está a demanda do aporte de R$ 19 milhões para o custeio dos atendimentos de média e alta complexidade; verbas para manter atualizada frota do Samu, para ampliação dos atendimentos nos centros de especialidades odontológicas da cidade, atualização dos equipamentos e revitalização de unidades de saúde.

No Esporte, Lazer e Juventude, o município aguarda o repasse de recursos federais para a instalação de duas quadras de futebol sintético, em Santa Felicidade e na CIC.