No dia do Teleatendente, profissionais do 156, de Curitiba, celebram 95,31% de satisfação com atendimento
COM ASSESSORIAS – Nesta terça-feira (4/7), em que é celebrado o Dia do Operador de Telemarketing, os profissionais da Central 156 de Atendimento ao Cidadão comemoram também o índice de satisfação de 95,31% com os serviços prestados, o maior percentual deste ano. A avaliação é resultado de pesquisa dos atendimentos realizados no mês de junho, feita com base no indicador NPS (Net Promoter Score), métrica utilizada para medir aprovação dos clientes a partir de nota de 0 a 10.
“No mês de janeiro deste ano alcançamos 95,14% de satisfação e o índice é crescente. Isso se deve ao investimento em treinamento e no novo processo de avaliação de desempenho que refletem na melhor qualificação da demanda e em maior agilidade no encaminhamento e execução dos serviços municipais”, observa o gerente de Operações do Instituto de Cidades Inteligentes, Ozíres de Oliveira.
Homenagem
Já no final do mês passado, a excelência nos serviços prestados pela equipe da Central 156 foi motivo de reconhecimento pela Câmara Municipal de Curitiba, em homenagem a 40 profissionais de teleatendimento que atuam na Central, por iniciativa do vereador João da 5 Irmãos (União). No total, a equipe de teleatendimento da Central 156 conta com 82 profissionais que se revezam 24 horas por dia em atenção aos cidadãos que demandam por serviços e informações da Prefeitura de Curitiba. Em junho, a Central 156 contabilizou 103.926 atendimentos, sendo 99.447 por telefone e 4.479 por chat.
Histórico
Em fevereiro, a Central 156 completou 39 anos de operação em Curitiba. Criada em 1984 para reduzir as filas no balcão de atendimento da Prefeitura, a Central de Atendimento passou por um processo contínuo de evolução. No princípio funcionava de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Hoje o serviço é ininterrupto.
Em 1999, o serviço passou a ser gerenciado pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). Em 2002, o atendimento passou a ser 24 horas, sete dias na semana. A evolução tecnológica seguiu com o lançamento do portal online, gravação de chamadas e utilização de telefonia IP, e a transformação da Central 156 no primeiro call center público totalmente digital.
Em 2019, o prefeito Rafael Greca lançou o aplicativo Curitiba 156 para smartphones, disponível na Google Play para o sistema Android e na Apple Store para a plataforma iOS. De lá pra cá, o serviço também evoluiu com a utilização de Inteligência Artificial (IA) para reconhecimento de imagens de alguns serviços, o que permite mais assertividade pelo usuário na apresentação das demandas.