Grande Curitiba

Parquinho do Pirata e Caminho das Águas: veja como vai ficar o Bosque Gutierrez reformado pela Prefeitura

21 de agosto de 2023 às 15:29
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O Bosque Gutierrez e o Memorial Chico Mendes, no bairro Vista Alegre, serão totalmente revitalizados pela Prefeitura de Curitiba. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente concluiu a licitação que definiu a empresa responsável pelas obras de revitalização e requalificação.

As obras abrangem duas Unidades de Conservação: a Praça Doutor João Carlos Hartley Gutierrez, com 7.833 m², e o Bosque Gutierrez, com 35.586 m², totalizando 43.419 m².

As intervenções devem começar até o fim de outubro e a Prefeitura vai investir R$ 3,3 milhões na revitalização do bosque, que abriga trilhas em meio à mata atlântica preservada, ar puro, o som de água corrente de uma fonte natural e dos pássaros que vivem no local.

Todas as trilhas serão reformadas com um piso mais adequado para melhorias de acessibilidade, trabalho similar ao que está sendo feito no Bosque Alemão. A cascata do Memorial Chico Mendes será revitalizada.

Leonidas Morozz, 79 anos, mora no bairro Vista Alegre ao lado do Bosque Gutierrez e ficou animado com a notícia da revitalização do local. “Vi quando começaram a fazer esse bosque. A gente morar aqui é uma tranquilidade, porque não tem barulho de automóvel, tem ar puro. O som das passarinhadas, o barulho da água, da fonte. Na minha opinião vai melhorar bastante com a reforma da Prefeitura, mais pessoas vão começar a frequentar aqui”, afirmou Morozz.

Preservação da água

A proposta pretende realçar as belezas naturais preservando a mata existente e suas nascentes de rios, resgatar as histórias atribuídas ao local e trazer vida com novas atividades para a população. São três os percursos temáticos disponíveis para o visitante.

O Caminho das Águas, representado pela cor azul, contará a história do João Carlos H. Gutierrez, das fontes e das nascentes do local. Histórias contam que a região do bosque era a chácara do doutor Gutierrez, ilustre advogado em sua época, em 1894.

Na praça principal haverá totens informativos sobre o ciclo da água e a importância de preservá-la. Está previsto um percurso poético ao longo no córrego que forma três pequenos lagos e cruzará o Portal do Turbilhão. Serão revitalizadas as fontes e, por questão sanitária, não haverá mais disponibilização de água nas torneiras.

As fontes farão referência ao passado e serão transformadas em floreiras. Será construído um deck contemplativo para apreciação do primeiro lago e a ponte que cruza o córrego será substituída. Haverá a readequação do remanso para estacionamento no acesso pela Rua Carlos Benetti.

Chico Mendes

O Caminho da Mata, representado pela cor vermelha, contará a história de Chico Mendes e sua luta para preservar as matas e os povos da floresta – indígenas e seringueiros. Estão previstas a reforma do Memorial Chico Mendes já existente e a construção de um parquinho de aventuras com o tema Seringueiro, que ficará no meio de uma clareira existente ao longo do trajeto. O acesso principal será feito pelo Portal da Cestaria, na Rua Virgínia Bressan, e o caminho vai adentrar o bosque.

Novo parquinho

O Caminho do Sol, representado pela cor amarela, ocupará a atual praça e será um espaço todo voltado para as crianças, inspirado na história do Pirata Zulmiro, figura folclórica da cidade. O parquinho terá brinquedos dentro da temática de pirataria e fundo do mar, que atenderão a primeira infância, as crianças maiores e as com deficiência.

O local terá piso emborrachado e brinquedos acessíveis. Também haverá uma trilha pirata no meio do bosque com atrações, um caminho de contação de história, um setor de balanços, um campo de futebol de grama e plantio de várias espécies arbóreas com flores para colorir a praça em todas as estações do ano.

O acesso principal será pela Rua Eng. Rômulo Gutierrez, pleo Portal do Sol. Nesta rua está sendo previsto remanso para estacionamento.

Dados da reforma

  • 930m² de parquinho, sendo: Parquinho Pirata Mar de 760 m², com 480 m² de piso emborrachado colorido e 145 m² de piso de areia. Parquinho Seringueiro de 170 m², piso de grama.
  • 22 novos brinquedos nos dois parquinhos.
  • Plantio de 66 mudas de árvores nativas.
  • Revitalização das calçadas com troca de piso de paralelepípedo e lajota por implantação de 1.970m de calçadas de cbuq.
  • Revitalização de 28 lances de escadas.