Campanha do Agasalho de Curitiba entra na reta final; veja onde doar
COM ASSESSORIAS – A Campanha do Agasalho – Doou Esquentou 2023, promovida pela Prefeitura de Curitiba para arrecadar roupas, calçados e cobertores durante o inverno, está chegando ao fim. Os curitibanos têm até sexta-feira (15/9) para fazer suas doações para a ação solidária, que tem como objetivo principal atender pessoas em situação de rua e famílias em condições de vulnerabilidade social atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS).
A Campanha do Agasalho faz a coleta, seleção e distribuição das doações, um processo cuidadoso realizado pelas equipes do Disque Solidariedade da FAS.
Lançada oficialmente pelo prefeito Rafael Greca em 16 de maio, a campanha arrecadou até esta terça-feira (12/9) 127 mil peças em boas condições de uso. No entanto, outras 29 mil peças foram recebidas pelo Disque Solidariedade, mas tiveram que ser descartadas devido ao mau estado de conservação.
A generosidade da população fez com que a campanha já ultrapassasse a meta estabelecida para este ano, que era superar as 110 mil peças doadas em 2022. “Somos gratos a todos os cidadãos, grupos de amigos e empresários que já doaram por reconhecerem a importância desse trabalho que visa proteger as pessoas mais vulneráveis do frio”, diz a presidente da FAS, Maria Alice Erthal.
População de rua
A campanha incentiva especialmente a doação de agasalhos, roupas e calçados masculinos, além de cobertores e toalhas de banho, que são usados pela FAS no atendimento às pessoas em situação de rua.
A Campanha do Agasalho faz parte da Operação Inverno 2023, também lançada em maio, com objetivo de oferecer assistência à população de rua durante os meses mais rigorosos do inverno na capital.
Durante o inverno, a campanha pode ser vista nos pontos de ônibus, nos veículos de transporte público e em cartazes distribuídos em locais de coleta de doações, lembrando à comunidade que doar roupas quentes e em bom estado pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.
A Campanha do Agasalho conta com o apoio de 30 parceiros externos, além de órgãos da administração municipal, que juntos abriram 148 pontos de arrecadação de doações em toda a cidade. Os parceiros incluem redes de supermercados como Condor, Festval e Gigante Atacadista, o Jockey Plaza Shopping, a Rede Massa, o Banco do Brasil, a Ritmo Logística S/A, a Mansev Curitiba, a UP Experience (que inclui o Teatro Positivo e a Universidade Positivo), a Ótica Ipanema, o YouRock Bar, o Boteco da Ordem e a Garden HamBargueria.
Além dos pontos de coleta das empresas parceiras, a população pode entregar suas doações nos 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), bem como no Disque Solidariedade vinculado à FAS, na Guarda Municipal e no prédio central da Prefeitura de Curitiba.