Grande Curitiba

Mais cinco empresas aderem à Câmara de Inclusão no Mundo do Trabalho

21 de setembro de 2023 às 15:56
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Mais cinco empresas aderiram à Câmara de Inclusão no Mundo do Trabalho (Cimt) de Curitiba, fórum bimestral para troca de ideias e experiências para tornar as organizações mais acessíveis e abertas aos trabalhadores com deficiência. As novas integrantes são a varejista de alimentos La Violetera, a empresa de limpeza e conservação Obra Prima, a loja de móveis e artigos para casa MadeiraMadeira, o Hospital Pilar e a indústria de painéis laminados Berneck.

A adesão aconteceu esta semana, no Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPCD), com a participação das cinco na Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência. O evento aconteceu nesta terça-feira (19/9), como parte da Semana de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, que vai até amanhã (22/9). Agora são 63 as empresas participantes da câmara técnica.

Vitrine

Durante a reunião da câmara técnica, que funcionou como uma vitrine para iniciativas inspiradoras, foi discutido o tema “Diversidade e Inclusão Social nas Equipes de Trabalho”. A representante da indústria de fitoterápicos Herbarium, Alexandra Mayor, apresentou o projeto “Comunicação em Libras”. Em andamento na organização, a iniciativa oferece curso sobre a Língua Brasileira de Sinais para os funcionários que desejarem aprender para se relacionar melhor com os colegas surdos.

Já a gestora de Recursos Humanos da rede de supermercados Condor, Charmoniks Heuer, expôs o novo projeto “Cordão de Girassóis”, que identifica os colaboradores com deficiência aparente ou oculta para o público. O encarregado de depósito Otoniel Izidio Junior, que tem deficiência intelectual e desempenha cargo de liderança, contou um pouco sobre sua experiência na organização.

O evento também contou com a presença da procuradora Andréa Lino Lopes, do Ministério Público do Trabalho, e da diretora do Trabalho na Fundação de Ação Social (FAS), Melissa Alves.