Grande Curitiba

Nova série das Rádios Evangelizar homenageia os professores com histórias emocionantes e exemplos de profissionalismo e abnegação

“Ao Mestre Com Amor” destaca a importância do Magistério na construção de um mundo de paz e de solidariedade
11 de outubro de 2023 às 14:30
(Foto: Acervo Rádios Evangelizar)

COM ASSESSORIAS – Durante o feriadão da Padroeira do Brasil e na semana em que se comemora o Dia dos Professores, 15 de outubro, as rádios Evangelizar FM 99.5, FM 90.9 e AM 1430 levam ao ar uma nova série de entrevistas, que promete não só prestar a digna homenagem a estes profissionais, mas também emocionar os ouvintes com histórias de coragem, determinação e fé.

A nova produção “Ao Mestre Com Amor” será apresentada em quatro episódios, com transmissão pelas Rádios Evangelizar e em vídeos nas redes sociais das emissoras e no canal do YouTube entre os dias 12 e 16 de outubro. Nas FM 99.5 e FM 90.9, a nova série será exibida das 9h às 10h, no programa “Viva com Alegria”, com o Diácono Felipe Alves. Já na emissora AM 1.430 MHz, ela entra no ar das 11h às 12h, durante “A Hora do Associado”. A reprodução desses programas também poderá ser conferida nos canais do YouTube das Rádios (às 18h) e nos perfis do Facebook e Instagram.

Inspiração

Um vídeo que viralizou na internet em 2019 e que costuma, desde então, ser compartilhado nessa época do ano inspirou a criação da nova série “Ao Mestre Com Amor”. Nele, a professora Jaciara Carvalho, de uma escola de ensino integral em Madre de Deus, na Bahia, é surpreendida pelos alunos no momento da chamada. Cada estudante presente, ao ouvir seu nome, levanta um cartaz em que manifesta toda sua gratidão e carinho por ela. “Vendo aquelas imagens emocionantes, surgiu a ideia de ‘Ao Mestre Com Amor’”, conta Arnaldo Fraga, coordenador Operacional da Rádio Evangelizar e idealizador da série.

Em 2021, quando soube da tragédia em uma creche pública de Santa Catarina, que resultou na morte de crianças e de uma professora do ensino fundamental, a ideia ganhou força. “Aquele ataque comoveu a todos que sentiram a dor das famílias. A série foi pensada para exaltar os professores e alunos que respeitam os docentes e não alimentam a violência. É parte da nossa contribuição, enquanto comunicadores, reproduzir as lições aprendidas com esses mestres em sala de aula e promover essa outra realidade, da fé, do amor e do respeito”, conclui.

Reconhecimento e gratidão

Em um dos episódios, o professor de Matemática Rubens Ferronato, que é especialista em inclusão social, conta como criou um método próprio para garantir a efetiva participação e aprendizado dos alunos com deficiência na turma de ensino regular, além de estimular a convivência fraterna e solidária entre os estudantes. Aos 60 anos, o filho de agricultores lembra que ajudou os pais no trabalho da lavoura desde muito cedo. Tanto que, aos 11 anos, era o único aluno de sua idade a estudar no período noturno. Em 2018, o professor foi um dos finalistas no Global Teacher Prize, prêmio considerado o Nobel da Educação, entre 30 mil indicações de 173 países.

Para evidenciar o reconhecimento e a gratidão da sociedade aos professores, “Ao Mestre Com Amor” também convidou alunos de escolas públicas da periferia de Curitiba para compartilharem histórias de superação. Em entrevista às Rádios, Gabriel Genivaldo dos Santos, morador da Vila Torres, relatou sua experiência de ter discursado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, Suíça, em setembro de 2018, sobre a violência nas escolas e a liberdade de expressão. “Chamou minha atenção perceber que, lá na Suíça, as escolas não têm muros”, conta. “Os alunos saíam para almoçar em restaurantes e voltavam. Percebi que isso significava que eles não queriam sair da escola, muito diferente de uma obrigação ou imposição de estarem lá”, acrescenta.