Campanha de prevenção à poliomielite vai iluminar monumentos de Curitiba de vermelho
COM ASSESSORIAS – Parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Distrito 4730 do Rotary International – Curitiba e Região vai iluminar na cor vermelha monumentos da cidade no Dia Mundial de Combate à Poliomielite, celebrado em 24 de outubro. A iluminação especial será destaque na Estufa do Jardim Botânico; na Casa da Cultura Japonesa na Praça do Japão, no Água Verde; no Obelisco da Praça 19 de Dezembro, no Centro; e no mural do artista Poty Lazzarotto na Praça 29 de Março, nas Mercês.
O objetivo será divulgar a campanha End Polio Now, iniciativa global liderada pelo Rotary International que tem como objetivo erradicar a doença no mundo.
Crianças pequenas
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença viral infecciosa que afeta principalmente crianças pequenas. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, por gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar).
A poliomielite pode ser fatal e não tem cura, mas pode ser evitada com a vacina. Ao contrário de muitas doenças, pode ser erradicada.
O Rotary e seus parceiros lideram os trabalhos de erradicação mundial da pólio há mais de 30 anos. Os associados já doaram mais de US$ 2,2 bilhões e incontáveis horas de trabalho voluntário para proteger mais de 3 bilhões de crianças em 122 países. O Rotary desempenhou um importante papel na sensibilização de governos mundiais para que contribuíssem com mais de US$ 10 bilhões à causa.