Grande Curitiba

Votação online vai escolher finalista mais popular do Prêmio Empreendedora Curitibana

23 de outubro de 2023 às 11:40
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O dia, a hora e o local para conhecer as vencedoras das cinco categorias do Prêmio Empreendedora Curitibana 2023 já estão definidos: a cerimônia de premiação será em 20 de novembro, a partir das 19h, no auditório Regina Casillo, no Centro de Curitiba.

Mas nem só de ansiedade pelo resultado as 38 finalistas, donas de seus próprios negócios, vão viver até lá. Elas ainda concorrem em uma categoria extra: a de empreendedora mais popular desta edição do prêmio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, que reconhece iniciativas de sucesso no empreendedorismo feminino de Curitiba e Região Metropolitana (RMC).

A votação popular está aberta e pode ser feita via internet, por ESTE LINK, até as 23h59 do dia 12 de novembro.

“Cada uma dessas iniciativas nos mostrou como é possível inovar em diferentes setores e quanto o olhar feminino contribui para o mundo dos negócios. Agora, é a vez de vermos essas mulheres mobilizadas para mais uma conquista: a do voto popular”, destacou a coordenadora do Programa Empreendedora Curitibana, Daniela Vitorio Del Puente

Discurso afiado

Após uma série de capacitações ofertadas pelo Programa Empreendedora Curitibana, desde a abertura das inscrições, as finalistas estão afiadas para batalhar pelos votos online.

Entre os aprendizados, melhoraram a apresentação de seus negócios, do storytelling de suas histórias pessoais e profissionais, tiveram dicas de oratória, de uso de mídias sociais, de como ganhar o cliente com vídeos instigantes, de fazer pitches (apresentações rápidas) convincentes.

Premiação concorrida

As 38 finalistas foram selecionadas entre 310 inscritas, de 20 cidades, já passaram pela etapa de apresentação de seus empreendimentos para uma comissão julgadora especializada em cada uma das categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Micro e Pequena Empresa; Ideia Empreendedora; Iniciativa de Impacto Social e Startups.

Além da vencedora, a Cerimônia de Premiação do Prêmio Empreendedora Curitibana 2023 vai revelar a segunda e a terceira colocada em cada categoria.

Em sua quinta edição, o Prêmio Empreendedora Curitibana é bianual e realizado pela Prefeitura de Curitiba e pelo Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, e enaltece o empreendedorismo feminino, ao reconhecer iniciativas inovadoras de negócios comandados por mulheres.

As finalistas Prêmio Empreendedora Curitibana 2023

Categoria Ideia Empreendedora

  • Alcilaine de Macedo Alencar – SUA Semijoias (Curitiba) – O projeto busca empoderar mulheres por meio de semijoias com proponentes inspiradores e conteúdo motivacional nas redes sociais e proporcionar oportunidades de renda extra.
  • Janaina Brito – Saúde no Lar (Curitiba)  – Visa oferecer atendimento odontológico infantil personalizado, com foco na comodidade e acessibilidade. Utilizando teleodontologia, as crianças recebem cuidados em casa ou no hospital, adaptados às suas necessidades.
  • Julia Nycolach Neiss – Projeto: Mãos que Costuram Tico e Tica Sensory (Curitiba) – Visa a produção em escala de roupas infantis para crianças com Transtorno do Processamento Sensorial (TPS), muito comum em crianças com autismo.
  • Lilian Ferreira – História de Maria (Curitiba) – Pretende combater o analfabetismo emocional, por meio de um jogo de cocriação, baseado na autoconsciência e psicologia positiva.
  •  Maryah Salgado – Selo EmanCIPA (Curitiba) – Visa promover a igualdade de gênero nas empresas, por meio de consultoria para diagnosticar e melhorar a cultura organizacional, apoiando o combate ao assédio, liderança feminina e suporte a mães no ambiente de trabalho.
  •  Teacher Olenka – English Fluency (Almirante Tamandaré) – Construindo Uma Sociedade Globalizada Através do Inglês (Almirante Tamandaré) – Tem como objetivo capacitar mulheres para a fluência em Inglês, ampliando suas oportunidades profissionais, acadêmicas e sociais.
  • Paula Patrícia Torres Teixeira – Caminhar Cultural (Curitiba) – O Caminhar Cultural é uma experiência a pé personalizada, para que instituições proporcionem a seus colaboradores e associados cultura organizacional de forma empática e prática.
  • Profª Rosângela Stankowitz – UTFem (Curitiba) – Aborda a desigualdade de gênero nas áreas STEM no Brasil, com o objetivo de criar um centro de excelência em tecnologia feminina, fomentando o empreendedorismo e a inovação.
  • Tiffany Buchmann – Comunidade Manual do Parto (Curitiba) – O propósito da comunidade é capacitar e apoiar as mulheres para que tenham uma experiência positiva no parto, por meio da oferta de preparação física às gestantes.

________________________________________

Categoria Microempreendedora Individual (MEI)

  •  Aline Sobrinho – Aprenda Biju (Curitiba) – Oferece um curso on-line que ensina mulheres a ensino terem liberdade financeira, com o método Bijus Ultra Lucrativas.
  • Angélica Vieira – Mestre da Kombucha (Curitiba) – A proposta capacita e educa sobre a produção de kombucha, para a fermentação caseira e comercial da bebida.
  • Anna Karolina Ribeiro – Agência de Babás Espaço Mamma (Curitiba) – Apoia famílias na conciliação entre carreira e maternidade. Conectamos pais e mães a babás capacitadas, oferecendo serviços de recrutamento e seleção e de capacitação profissional no Curso de Formação Babá Ideal.
  • Carolina Christmann Lorusso – La Vie Veg Cosméticos (Curitiba) – Inspira a prática de rituais de beleza consciente e do autocuidado com cosméticos naturais, veganos e artesanais, unindo beleza, saúde e bem estar.
  • Karoline Almeida – Almeida Consultoria Financeira (Curitiba) – Controle financeiro acessível e descomplicado, por meio da gestão financeira individual para micro e pequenas empresas.
  • Ketlin Batista -: Noivei e Desapeguei (Curitiba) – Um brechó online idealizado por uma noiva para outras noivas para fazer a diferença no mundo, levando sustentabilidade até mesmo para a festa de casamento.
  • Patricia de Camargo Kerin – Leona – Marcas Autênticas (Curitiba) – Apoia empreendedoras corajosas a traduzirem suas ideias em identidades visuais e comunicação estratégica marcantes.

________________________________________

Categoria Micro e Pequena Empresa (MPE)

  • Camila Tucunduva –  BTE Professor 10k (Curitiba)
  • Jéssica Amaral – DePropósito Comunicação de Causas (Curitiba)
  • Josiane Scharneski – DMS Treinamentos (Curitiba)
  • Patrícia do Rocio Sprada Barbosa – Ecocão Espaço Pet (Curitiba)
  • Roberta Trindade – Efoco Soluções em Gestão de Pessoas (Curitiba)
  • Valéria Spyra Araujo – Inspyrar Bebês Reborn (São José Dos Pinhais)

________________________________________

Categoria Iniciativa de Impacto Socioambiental

  • Chris Arcega – VLuxo (Curitiba) – Cria e produz joias contemporâneas com design para todos que desejam vestir de forma consciente. Pelo resgate da arte em tear, ensina mulheres em vulnerabilidade social e promove geração de renda.
  • Daiana Lopes – Casa 102 (Curitiba) – Conecta profissionais de áreas criativas, pequenas empreendedoras e artistas locais e promove ações e projetos colaborativos para promoção e fortalecimento de seus negócios.
  • Darlene Medeiros – Darlene Medeiros Weddings (Curitiba) – O Essence Wedding é um evento que une casamentos e sustentabilidade, promovendo parcerias e práticas ecológicas para celebrações mais conscientes.
  • Lorena Teixeira da Luz – NeoCiclo (Agudos do Sul) – O propósito da NeoCiclo é impulsionar a inovação, tecnologia e conexão em cidades, visando aprimorar serviços públicos municipais.
  • Lucia Fernandes – Dialogoss (Curitiba) – Projeto de terapia, escuta ativa e rodas de diálogos focado em processos de Bem-Estar dentro das organizações.
  • Natasha Costa – Lono (Curitiba) – Marca de bolsas sustentáveis, que utiliza a juta como matéria-prima principal, uma fibra têxtil vegetal e biodegradável.

________________________________________

Categoria Startup

  • Adriane Borguesani – Efficerium (Curitiba) – Aprimora a Gestão de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho com tecnologias como inteligência de dados, machine learning e análise preditiva.
  • Andressa Katiski – kefi (Curitiba) – Startup dedicada a melhorar a qualidade de vida das mulheres no climatério e menopausa, por meio de suplementos alimentares que combinam Ciência e Nutrição.
  • Camila Ferraz (Curitiba) – Ahnima Doces Inteligentes – O primeiro bombom nootrópico (com propriedades que contribuem para melhora do raciocínio) do Brasil, com ativos capazes de aumentar sua capacidade cognitiva, energia e foco.
  • Christiane Patruni – Partuu (Curitiba) – Foodtech que traz um novo conceito de alimentação. Refeições prontas, a partir de planejamento semanal personalizado.
  • Helen de Almeida Viena – PeepHole (Curitiba) – Startup de monitoramento ambiental de precisão e em tempo real de fauna e flora, análise de dados relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade.
  •  Maria Teresa de Medeiros Publio Dias – Soul Plataforma Esportiva (Curitiba) – Empresa dedicada a potencializar o mundo dos esportes, conectando atletas amadores e profissionais a oportunidades e recursos que os ajudam a alcançar seu máximo desempenho e realizar seus sonhos esportivos.
  • Nádia Kelli Dietrich – Medless Farma (Curitiba) – Farmácia de manipulação com foco na produção de dispositivos dérmicos para tratamento de doenças crônicas em mulheres.
  • Nátaly Seguro – Vinho e Tinta (Curitiba) – A empresa promove experiências através do vinho e da arte.
  • Nicolle Sayuri – Ybyram (Curitiba) – Soluções para democratizar o acesso das empresas a uma sustentabilidade ágil e próspera.
  • Yara Lúcia de Menezes Garcia – Okaut (Curitiba) – Um aplicativo radicalmente simples para administrar pequenos negócios.