Grande Curitiba

Diretora do Instituto Cervantes está de partida de Curitiba para Recife e se despede do prefeito Rafael Greca

31 de janeiro de 2024 às 10:38
(Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

COM ASSESSORIAS – De malas prontas para a unidade de Recife, a diretora do Instituto Cervantes de Curitiba, Rosa Sánchez-Cascado Nogales, despediu-se do prefeito Rafael Greca nesta terça-feira (30/1). O encontro aconteceu no gabinete do Palácio Solar 29 de Março, no Centro Cívico. A transferência acontece depois de oito anos dedicados ao centro cultural espanhol local, que desde 2007 oferece cursos de Língua Espanhola e atividades culturais.

“Você é muito valiosa para nós, a quem somos sinceramente gratos”, disse Greca. “No último fim de semana, me despedi da cidade fazendo uma longa caminhada a pé. Amo Curitiba”, respondeu Rosa, que será substituída por Juan Casado Ramos.

Parceiro da Prefeitura por meio do programa Embaixadores do Futuro, o Instituto destina bolsas anuais para estudantes da rede municipal de ensino.

Ícones culturais inspiram presentes

Acompanhada pelo diretor administrativo do centro cultural, Francisco de Assis Ayala Rico, e pela cônsul Blanca Hernando Barco, Rosa presenteou Greca com uma gravata. A peça é estampada com os personagens Dom Quixote e Sancho Pança – da obra-prima da literatura mundial Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. O presente foi retribuído com uma escultura da obra “Onças Brincando”, de João Turin, no cenário do Jardim das Esculturas, no Parque São Lourenço.

O prefeito também foi convidado pelo grupo para a inauguração da nova biblioteca do Instituto, que funciona no espaço cultural A Fábrika, no Alto da XV. “Será uma ótima oportunidade para estrear a minha gravata”, agradeceu. O evento está marcado para o dia 20/2.

Também participou do encontro o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zanin Feijó.