Grande Curitiba

Mutirão Curitiba Sem Mosquito espera recolher 20 toneladas de lixo no São Braz, em Curitiba

5 de fevereiro de 2024 às 16:31
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Equipes do Mutirão Curitiba Sem Mosquito esperam recolher 20 toneladas de materiais inservíveis, resíduos descartáveis, lixo e entulho separados pelos moradores do bairro São Braz, em Curitiba, na segunda etapa da campanha para coleta consciente, na região de Santa Felicidade.

Programada em duas etapas, a ação conjunta entre as secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente visa eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. A iniciativa também promove a prevenção, sensibilização contínua e o combate aos focos de transmissão da doença.

Coleta programada

Na manhã desta segunda-feira (5/2), a ação de coleta foi coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). Para o recolhimento dos materiais foram designadas pela SMMA três equipes, 12 colaboradores e três caminhões de coleta. Ao longo do dia, as equipes percorrerão uma área de 45 quarteirões, de acordo com o mapa de monitoramento definido.

O material recolhido, a maioria formado por caliças, calhas, plásticos, latas velhas, sacolas, telhas inutilizáveis e pedaços de madeira, será destinado ao Aterro Sanitário para o descarte correto dos resíduos.

O primeiro Mutirão Curitiba Sem Mosquito em 2024 foi realizado no bairro Tatuquara, ao longo de sete dias de serviços, entre orientações aos moradores e o recolhimento dos materiais. Na região, foram retiradas 32 toneladas de lixo.

O próximo Mutirão Curitiba Sem Mosquito está programado para esta terça-feira (6/2) no bairro Cajuru. “A expectativa é de 60 toneladas recolhidas na cidade, nos bairros São Braz e Cajuru, ao longo da semana”, disse o fiscal e chefe de Serviço de Coleta do município, Edson Ribeiro.

Orientação prévia

Na primeira etapa das ações do Mutirão Curitiba Sem Mosquito, sempre antes da coleta, equipes de Agentes de Saúde e Agentes de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) percorrem os bairros programados na campanha para orientar a população sobre a separação do lixo, a data próxima do recolhimento e também para distribuir material informativo da campanha municipal.

No São Braz, a ação ocorreu quinta, sexta-feira e no último sábado (3/2).

Nesta segunda-feira (5/2), os agentes da Saúde participaram, exclusivamente, da coleta, para reforçar o trabalho de conscientização dos moradores. Segundo explicou a bióloga Daniela Schwrzbak, do Distrito Sanitário de Santa Felicidade, as ações do mutirão cobrem áreas com suspeitas de foco positivos do mosquito Aedes aegypti.

A partir da observação, as equipes da Saúde percorrem os bairros para o trabalho de conscientização e orientação da população sobre as doenças transmitidas pelo mosquito e também para a separação e recolhimento posterior do lixo pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, alguns dias depois.

“Mesmo após o mutirão, nossas equipes continuam fazendo as buscas conforme a demanda e conforme sejam encontrados outros focos”, destacou Daniela.

No São Braz, 25 agentes de saúde, vinculados ao Distrito de Saúde de Santa Felicidade, participam da ação de mobilização do Mutirão Curitiba Sem Mosquito. A ação também recebe apoio da Administração Regional de Santa Felicidade.