Grande Curitiba

Greca vistoria obra de macrodrenagem para prevenir alagamentos em Curitiba

8 de fevereiro de 2024 às 16:56
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Um grupo de moradores do bairro Uberaba, na Regional Cajuru, acompanhou a vistoria técnica do prefeito Rafael Greca feita na manhã desta quinta-feira (8/2), na obra de macrodrenagem na Rua Aviador Armin Buhrer. Uma nova galeria de águas pluviais está sendo implantada para ampliar o sistema de drenagem do local e mitigar os efeitos das chuvas muito volumosas que são cada vez mais comuns devido às mudanças climáticas.

Com 480 metros de extensão, a galeria tubular de concreto está sendo implantada entre as ruas Velcy Bolívar Grandó e Olindo Caetani, adjacente ao canal acumulador que desemboca no Parque Náutico, numa área suscetível a enchentes.

A estrutura, explicou o prefeito Rafael Greca aos moradores que foram ao seu encontro durante a vistoria, vai complementar a tubulação atual que é muito antiga e já não é suficiente para atender a vazão escoada durante as chuvas mais intensas. O prefeito esteve acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

“Com as chuvas cada vez mais fortes as ruas que não têm boas galerias tendem a alagar. Estamos fazendo uma requalificação de macrodrenagem de todas as galerias da via, são quase 500 metros de buraco para refazer a macrodrenagem na Rua Aviador Armin Buhrer, que foi feita com uma galeria subdimensionada, isso numa época em que eu não era o prefeito”, disse Greca.

Contra Cheias

A obra para prevenir alagamentos na região integra as ações do programa Curitiba Contra Cheias, que reúne recursos, intervenções e serviços em todos os bairros para fazer com que Curitiba seja cada vez mais resiliente aos efeitos das condições climáticas.

Iniciada na segunda quinzena de dezembro, sob a coordenação do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop, a obra tem previsão de ser concluída em abril. O investimento é de R$ 825 mil.

De acordo com o secretário Rodrigo Araújo Rodrigues, após a conclusão da obra de macrodrenagem a via será contemplada com a manutenção do pavimento, a partir de ação do programa Asfalto Novo, de recuperação da malha viária da cidade.

“Será uma requalificação por completo, contemplando essa importante via de ligação entre bairros e de acesso à região metropolitana (São José dos Pinhais) com nova macrodrenagem e assalto de qualidade, oferecendo maior qualidade de via às pessoas e valorização da região”, disse Rodrigues.

Além de novo asfalto para a Rua Aviador Armin Buhrer, o secretário anunciou a implantação de asfalto em um trecho de saibro na Rua Olindo Caetani, em frente à Praça Homero Morinobu Guido, já revitalizada pela Prefeitura na gestão do prefeito Rafael Greca.

Ligação entre bairros

Importante via de acesso entre Curitiba e São José dos Pinhais, na região metropolitana, ligação entre os bairros da regional Cajuru e os bairros Boqueirão e Hauer, a rua serve como rota das linhas Itiberê e Centenário/Hauer, do transporte coletivo.

“É uma rua importante para a região, de grande circulação e que precisava receber essa atenção especial. Esperávamos pelas obras há mais de 20 anos”, contou o aposentado Denir de Amorin, morador da rua há mais de 30 anos. Também comemora a intervenção o profissional de Recursos Humanos, Daniel Pereira, que reside no local há 32 anos. “Uma obra mega necessária, um alívio pra gente que tanto solicitou pelas intervenções”, disse Pereira.

Tanto a obra de macrodrenagem quanto o novo asfalto que será implantado na via foram demandas apresentadas pela população da região em edições distintas do programa Fala Curitiba, de audiências públicas.

Aos 77 anos, o aposentado Ari Bertolini, um dos primeiros moradores da Rua Professor Toshiaki Saito, no cruzamento com a Rua Aviador Armin Buhrer, viu a rua ir se transformando ao longo dos anos. “Cheguei aqui e a rua era uma pinguela sobre um rio. Agora está sendo melhorada, transformada em uma avenida, uma maravilha. Já deu para ver como vai funcionar, nos dias que choveu bastante a água pluvial já começou a correr para a nova galeria”, disse Bertolini.

Canal acumulador

Os trabalhos iniciaram a partir da Rua Olindo Caetani, lateral à linha férrea e, quadra a quadra, estão se estendendo até chegar a Rua Velcy Bolívar Grandó. Os serviços de escavação foram concluídos, numa profundidade aproximada de 2 metros, e a implantação dos tubos de concreto que variam de 0,60 cm a 1,5 metro já foram executados. Os serviços se concentram atualmente na concretagem dos seis novos poços de visita e no início das travessias elevadas.

A agente de saúde Keldi Rocha, da equipe da Unidade de Saúde Alvorada, avalia o investimento feito pelo município na obra, uma importante estratégia de prevenção de saúde. “Melhorando o sistema de drenagem o reflexo aparece na saúde das pessoas, com o fim de valetas, poças e locais para proliferação e insetos nocivos. Antes, nas visitas eu ouvia a reclamação das pessoas, hoje o assunto é a satisfação com a obra”, contou ela.

Além da Keldi, outras agentes de saúde que estavam na região, realizando ação preventiva e de orientação sobre o combate à dengue, foram ao encontro do prefeito para destacar a importância da obra.

Lixo no lugar

Paralelamente à obra, a prevenção de alagamentos na região depende da conscientização e da mudança de comportamento das pessoas, especialmente para destinação adequada do lixo. No final da Rua Olindo Caetani, na confluência com a Rua Aviador Armin Buhrer, fica um canal extravasor, que para não transbordar, precisa estar sempre desobstruído.

“É fundamental manter o canal limpo e desobstruído para que ele cumpra a sua função de amortizar os volumes que chegam até o Rio Iguaçu, preservando o Uberaba e outras regiões da cidade dos efeitos das chuvas que provocam alagamentos”, explica Rodrigo Meireles, engenheiro fiscal da Smop.

Além de campanhas educativas frequentes, a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mantém um Ecoponto no local, na lateral da Praça Homero Morinobu Guido. A praça foi revitalizada em 2021 para receber o novo equipamento, transformando o que era um ponto de descarte indevido de lixo e entulho em um lugar de recebimento do material inservível. O local também recebeu nova iluminação.

Acompanharam o prefeito na fiscalização dos trabalhos os vereadores João Rodrigues (5 Irmãos) e Serginho do Posto; o administrador da Regional Cajuru, Narciso Doro; o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop, Ubiratan Cardoso; engenheiros fiscais da Smop; as autoridades sanitárias Rafaela Oliveira (US Lotiguaçu) e Rosangela Pontes (US Alvorada); além de agentes de saúde.

Serviço

Ecoponto Uberaba
Endereço: Rua Olindo Caetani, entre as ruas Sargento Luiz Gonzaga Martins Ribas e Aviador Armin Buhrer, anexo à Praça Homero Morinobu Guido
Horário: de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Confira aqui a localização dos 14 Ecopontos de Curitiba