Grande Curitiba

Ainda dá tempo de entregar currículo no mutirão do Bairro Novo em Curitiba

29 de fevereiro de 2024 às 15:41
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Está acontecendo na Rua da Cidadania do Bairro Novo, até as 16h desta quinta-feira (29/2), a primeira ação de empregabilidade do ano para facilitar o acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. A organização é do Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (DPCD) da Prefeitura. Os interessados devem se apressar e levar a documentação (currículo e laudo médico detalhando o tipo de deficiência de cada candidato).

Vinte e três empresas das áreas de comércio, logística, alimentos, saúde, educação, hotelaria e transporte estão participando do evento. “Somados ao banco de vagas do escritório local do Sistema Nacional de Emprego (Sine), são cerca de 500 empregos em oferta, entre eles os de três empresas do grupo hoteleiro Accor, que estão precisando, por exemplo, de atendentes para bares e restaurantes”, conta o coordenador de Empregabilidade do DPCD, Adriano Laurindo.

Qualidades e expectativas

Andrey Lucas Justi, que mora no Xaxim, foi ao mutirão pela manhã. Com formação intermediária na área de informática, ele pretende ser chamado para trabalhar na área administrativa de algumas organizações parceiras no evento. “Ele tem muitas qualidades, só não na área de Exatas. Isso é algo a considerar na hora da admissão: o que ele sabe e pode fazer bem”, observou o pai do candidato, Orestes Justi.

Brayan Hipólito, que conheceu e fez amizade com Lucas na fila do recrutamento, procura uma vaga na área de programação. Morador do Umbará, ele foi acompanhado pela mãe, Dilma Maranho. “Ele é muito competente no que ele gosta porque se esforça para saber cada vez mais”, contou Dilma sobre o filho, que tem autismo.

Emprego e voluntariado

Trabalhar como auxiliar administrativo é a meta de Daiana Ribeiro Soares, que teve seu interesse despertado para outra área. Enquanto percorria os estandes das empresas, resolveu parar na mesa montada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que está atualizando o cadastro dos eleitores com deficiência.

“A ideia é tornar o momento do voto mais acessível”, explicou a representante do órgão no local, Ludmila Lopes da Silva, que atendia o público. Além de preencher o cadastro, Daiana começou a amadurecer a ideia de trabalhar como voluntária na próxima eleição, em outubro. “Voto sempre e posso ajudar as pessoas a votar”, disse a candidata a emprego, que estava acompanhada pela mãe, Elisabeth Gonçalves dos Santos Ribeiro.

Serviço: empregos para pessoas com deficiência e palestra sobre direitos

Dia 29/2 (quinta-feira)
Local: Rua da Cidadania do Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700, Bairro Novo)

– Recrutamento para vagas de emprego:
Das 9h30 às 12h e das 13h às 16h
No estacionamento